16 JUN 2023
SECRETARIAS
Defesa Civil de Marília emite alerta de queda abrupta na temperatura neste final de semana e orienta cuidados com idosos
A recomendação de atenção também abrange crianças, pessoas mais vulneráveis e os moradores de rua
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil emitiu nesta sexta-feira, dia 16 de junho de 2023, alerta de queda abrupta na temperatura. As baixas temperaturas a partir desta sexta-feira e até domingo, dia 18 de junho, constam em boletim oficial e aviso meteorológico fornecido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo.

As temperaturas mínimas nesta sexta-feira, dia 16, podem chegar a 8 graus, e 9 graus no final de semana (sábado, dia 17, e domingo, dia 18). “De acordo com imagens de satélite e radares meteorológicos, há registro de chuva fraca em chuva em diversos pontos do Estado de São Paulo, principalmente nas faixas Leste e Central. Além disso, como os ventos sopraram predominantemente do quadrante Sul, as temperaturas não subiram tanto e a sensação foi de frio. Para as próximas horas, o tempo seguirá instável e o frio se intensifica”, informou o boletim meteorológico. A classificação para a região de Marília é de observação.

“No período de sexta-feira (16) e domingo (18), o destaque fica por conta de uma massa de ar frio que atuará no território paulista, provocando queda de temperatura e aumentando significativamente a sensação de frio, com condições para formação de geada em pontos isolados do Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e extremo Norte paulista”, complementou a Defesa Civil do Estado. “Logo por conta desse cenário, recomenda-se que os municípios mantenham atenção especialmente com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas que estão em situação de rua”, concluiu o órgão da Casa Militar.

De acordo com as informações do coordenador em substituição da Defesa Civil de Marília, César Leite, a orientação para os moradores da cidade é para que priorizem os cuidados e atenção aos idosos, crianças, pessoas mais vulneráveis e moradores de rua. “Marília possui uma efetiva rede de proteção e cuidados, para quem está na rua existe a possibilidade de atendimento na Casa Cidadã, um ótimo serviço de acolhimento institucional de passagem”, orientou. A Casa Cidadã realiza triagem no período das 19h às 20 horas. A pessoa precisa apresentar documento pessoal com foto ou, então, BO (boletim de ocorrência) com validade de 30 dias de perda, furto ou roubo desse documento. O abrigo fica na rua Paraíba, nº 674, no bairro Banzato, zona Leste, telefone (14)3432-3652, e funciona todos os dias, das 19h às 7h, disponibilizando banho, jantar, pouso e café da manhã. As equipes de Abordagem Social podem ser acionadas pelos telefones (14) 98111-8291 ou (14) 98111-7920.