16 AGO 2023
SECRETARIAS
Mutirão Renegocia do Procon de Marília promove mais de 500 atendimentos e alcança quase $ 4,7 milhões em acordos
Durante 15 dias órgão de Defesa do Consumidor de Marília organizou o Renegocia, visando a prevenção ao superendividamento
O Procon de Marília, órgão de Defesa do Consumidor, promoveu de 24 de julho a 11 de agosto o Mutirão Renegocia, voltado à negociação de dívidas. Conforme dados divulgados pelo diretor Guilherme Moraes, durante 15 dias úteis foram realizados 514 atendimentos. O volume de dívidas renegociadas e que geraram acordos para adimplência foi de aproximadamente R$ 4,7 milhões (R$ 4.635.914,30). “Ações como essas, como do Mutirão Renegocia são importantes, pois diversifica as inúmeras frentes de trabalho empregado pelo Procon de Marília para atender aos consumidores e à população da cidade”, salientou.

De acordo com Moraes, inúmeros casos os débitos foram quitados com até 90% de descontos e em outros os acordos permitiram finalizar dívidas com 80% de abatimento. “Com isso, os consumidores foram reinseridos no mercado consumidor de uma forma prática, totalmente desburocratizada e com altíssimo nível de resolutividade e solução”, garantiu. Os atendimentos ocorreram na sede do Procon, que fica na avenida das Indústrias, nº 294, de segunda a sexta-feira. Só no último dia do mutirão, quase 80 pessoas procuraram o órgão e o volume financeiro dos acordos ultrapassaram a ordem de R$ 200 mil.

O Renegocia foi um mutirão de negociação de dívida que teve como objetivo a prevenção do superendividamento e auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas, sempre de forma mais acessível. A iniciativa visou evitar o superendividamento da população e os acordos mínimos partiram de dívidas no valor de R$ 600. O mutirão abrangeu dívidas de diferentes fontes, como instituições financeiras, empresas de telefone, água, energia elétrica e o órgão de Defesa do Consumidor assegurou todo o suporte para que o consumidor optasse pelas melhores formas de acordo.