Clique aqui e consulte nossas políticas.
10 AGO 2023
DIREITOS HUMANOS
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal dos Direitos Humanos celebram os 17 anos da Lei Maria da Penha através do Marília Lilás
Agosto é o mês de conscientização contra a violência doméstica
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos celebram em agosto o ‘Marília Lilás’, mês integralmente dedicado à conscientização contra a violência doméstica. Em celebração aos 17 anos da Lei Maria da Penha, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos promoveu evento especial no terminal rodoviário urbano, marcando o início de ações e rodas de conversa ao longo do mês.

Em 7 de agosto, a Lei Maria da Penha completou 17 anos, e para marcar essa data importante na luta contra a violência à mulher, Marília realizou o ‘Marília Lilás’. A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, por intermédio do Centro de Referência da Mulher e com apoio do Rotary Club de Marília, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da Lei Maria da Penha e combater a violência contra a mulher.

O evento aconteceu no ‘coração’ de Marília, local estratégico que proporcionou a disseminação das informações a um grande número de pessoas. O espaço foi decorado com a cor lilás, símbolo da luta contra a violência de gênero, e contou com a participação de diversas entidades e grupos de apoio à causa. Durante o evento, foram promovidas atividades educativas e informativas, com distribuição de panfletos e material informativo sobre a Lei Maria da Penha, seus direitos e recursos disponíveis para as mulheres vítimas de violência. Além disso, a equipe do ‘Ligue 180’ esteve presente para esclarecer dúvidas e orientar a população sobre como identificar e denunciar casos de violência doméstica.

A secretária municipal de Direitos Humanos, Wania Lombardi, ressaltou a importância de se criar uma cultura de respeito e igualdade de gênero desde a infância, para que a violência contra a mulher seja erradicada. Também enfatizou a necessidade de uma rede de apoio sólida, incluindo serviços de acolhimento e acompanhamento psicológico e jurídico, para que as vítimas se sintam encorajadas a denunciar seus agressores e buscar ajuda.

A abertura do ‘Marília Lilás’ foi o pontapé inicial de uma série de ações que ocorrerá ao longo de agosto. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos preparou uma programação diversificada, com rodas de conversa, palestras, debates e atividades culturais, visando envolver toda a comunidade na luta contra a violência de gênero. A violência contra a mulher é uma questão que afeta toda a sociedade, e é fundamental que a conscientização e a mobilização não se limitem a um único evento, mas sim sejam um compromisso contínuo de todos os cidadãos. Portanto, durante todo o mês, os cidadãos de Marília são convidados a participar e apoiar as iniciativas que buscam garantir os direitos e a segurança das mulheres.

“Neste Agosto Lilás, Marília reafirma seu compromisso em combater a violência contra a mulher e trabalhar para construir uma sociedade mais justa e igualitária. A Lei Maria da Penha é um instrumento importante nessa jornada, e cada cidadão deve se conscientizar sobre sua responsabilidade em promover a igualdade de gênero e respeito mútuo. Juntos podemos transformar realidades e garantir mais segurança para todas as mulheres”, considerou o prefeito de Marília, Daniel Alonso.

Secretarias Vinculadas
Noticia secretaria-de-direitos-humanos-de-marilia-wania-lombardi-e-coordenadora-do-centro
Há 4 dias
Secretária de Direitos Humanos de Marília Wania Lombardi e coordenadora do Centro Municipal de Referência da Mulher, Zileide Bernardo, são recebidas pela deputada estadual Dani Alonso (PL) na Alesp