Clique aqui e consulte nossas políticas.
06 FEV 2024
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura Municipal de Marília realiza pela 1ª vez carnaval para as pessoas da Terceira Idade com o bloco ‘A Pipa do Vovô’
Matinê está programada para acontecer a partir das 14 horas no domingo, dia 11, no ginásio Neusa Galetti

Uma iniciativa das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e da Cultura de Marília e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Marília visa alegrar e incluir os idosos na mais tradicional festa popular brasileira. Será realizado pela primeira vez no ginásio Neusa Galetti o baile de carnaval para a Terceira Idade, com a animação da Banda Alalaôh. O evento será no domingo, dia 11 de fevereiro, às 14 horas.

O bloco denominado ‘A Pipa do Vovô’ irá animar os idosos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e os participantes de clubes da Terceira Idade do Município. A Banda Alalaôh preparou o repertório que contará com marchinhas carnavalescas, forró, arrasta-pé e enredos de escolas de samba para animar os foliões e proporcionar um retorno aos grandes bailes realizados no passado.

Para os idosos da Fumares (Fundação Mariliense de Recuperação Social) e dos Centros-Dia do Idoso Anadir Hila, Anos Dourados e Irmã Dilma - que consistem nos usuários com menor mobilidade - foi disponibilizado pelo secretário municipal da Cultura, André Gomes, a presença da corte do carnaval, com músicos, para matinês nos próprios serviços.

A presidente do conselho Comdim, Tereza Machado, salientou que eventos assim comprovam a gestão qualificada e atuante em defesa da qualidade de vida na terceira idade. “Como já destacamos durante a realização do Café Dançante, em comemoração ao mês do idoso no ano passado, estamos com uma gestão qualificada e atuante. A parceria com a Assistência Social e com o secretário Delegado Damasceno foi um ganho enorme para o conselho e pretendemos incluir em nosso plano de trabalho muitas atividades voltadas aos idosos”, afirmou a presidente.

“Temos atuado em vários projetos em parceria com a Assistência Social e disponibilizado um dia dedicado à Terceira Idade com o bloco ‘A Pipa do Vovô’ no Carna Marília 2024, Folia gigante, demonstra o quanto as Secretarias Municipais na gestão do prefeito Daniel Alonso estão em sintonia para atender a todos os públicos, promovendo a inclusão social e, em especial ao da Melhor Idade”, ressaltou o secretário André Gomes.

“O Serviço de Convivência para idosos executado nos Cras é um conjunto de ações realizadas em grupos que busca complementar o trabalho social realizado com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social, procurando fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Os idosos que frequentam as atividades são muito ativos e alegres, assim a oferta de um baile de carnaval específico para eles visa propiciar momentos de descontração, autoestima, alegria e valorização da pessoa idosa”, destacou o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Damasceno.

“Ratifico que precisamos de políticas proativas e adaptativas para a terceira idade, promover a proteção social e incentivar a reflexão para mudar o preconceito e o estereótipo negativo que envolve a velhice. Os serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social voltados à pessoa idosa têm focado no atendimento humanizado para que a qualidade de vida desses usuários seja digna e respeitada. Agradeço a Tereza Machado, ao André Gomes e ao prefeito Daniel que não medem esforços para contribuir com todas as ações desenvolvidas pela Assistência, ” concluiu o secretário Delegado Damasceno.

“Marília foi eleita como a 10ª Melhor Cidade para se Envelhecer no Brasil. É muito importante que a pessoa idosa seja acolhida, valorizada e respeitada. A dignidade e a qualidade de vida são fundamentais para essas pessoas que contribuíram tanto com a sociedade e hoje buscam políticas públicas para usufruir de momentos de lazer, atividades e companhia. Garantir a participação dos idosos no carnaval, além de inclusão, também representa respeito, ” afirmou o prefeito Daniel Alonso.

Fotos: Divulgação

Noticia restaurante-popular-nosso-prato-norte-completa-2-anos-com-quase-95-mil-refeicoes-servidas
Há 7 horas
Restaurante popular Nosso Prato Norte completa 2 anos com quase 95 mil refeições servidas à população carente de Marília