22 FEV 2024
LIMPEZA PÚBLICA E SERVIÇOS
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Saúde iniciam nebulização contra a dengue pelos bairros da zona Norte da cidade
Comitê intersetorial estabelecido pelo prefeito Daniel Alonso para o enfrentamento da epidemia realizará mais uma reunião estratégica nesta sexta-feira, dia 23 de fevereiro
A nebulização contra a dengue, usando equipamento acoplado a veículo - conhecido pela sigla NAV, foi iniciada nesta quarta-feira, dia 21, em Marília, às 19h30. A primeira área atendida pelo serviço da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Saúde, que tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, compreende o bairro Prolongamento Palmital, Jardim Lavínia e Castelo Branco, todos na zona Norte.

Na continuidade, nesta quinta-feira, dia 22, a área verde (ver no mapa) receberá a NAV de combate à dengue também a partir das 19h30. A seleção envolve a região do bairro Jânio Quadros, Aniz Badra e Jardim Sasazaki. A terceira área já prevista, demarcada com a cor laranja (ver no mapa) compreende os bairros que ficam após a rua José Alves Petito - a exemplo de César de Almeida e Alcir Raineri - e terá o serviço na sexta-feira, dia 23 de fevereiro, igualmente a partir das 19h30. O serviço pode ser adiado em caso de chuva ou vento, já que essas intempéries atrapalham a dispersão do produto e diminuem sua eficácia contra o mosquito Aedes aegypti, que é o vetor da dengue.

Trabalho conjunto

A NAV e outros serviços fazem parte da programação elaborada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses. Desde que foi instituído por decreto do prefeito de Marília, Daniel Alonso, no dia 6 de fevereiro de 2024, o grupo vem realizando reuniões todas as sextas-feiras para analisar a evolução da dengue na cidade e definir as próximas estratégias de bloqueio da doença e controle do Aedes. O comitê intersetorial realizará nesta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, mais uma reunião estratégica para definir novas etapas do enfrentamento da dengue.

O grupo é formado por uma equipe altamente capacitada e intersetorial de diversas Secretarias, autarquias e órgãos, incluindo a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni Mosquini,  supervisora de Zoonoses, Vivian Martinelli Funai, médico veterinário supervisor da Vigilância Sanitária, Luciano Rocha Villela, enfermeira supervisora  de acompanhamento  do  Programa  Estratégia Saúde da Família, Cristiane  Costa  e Silva  Menegucci, enfermeira supervisora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Luciana Caluz Carvalho Pereira, supervisora de serviços administrativos, Alessandra Lupion, secretário municipal de Limpeza Pública e Serviços Urbanos, Vanderlei Dolce, secretário municipal de Suprimentos, Cidimar Luiz Furquim e o diretor de Divulgação e Comunicação, Mauro Brito de Abreu.

Além da NAV, o grupo também estabeleceu os três níveis de ampliação da atenção básica para atendimento de casos suspeitos e confirmados para a covid. Ainda coordena os trabalhos de limpeza na cidade para eliminar focos do vetor. Nesta quinta-feira, 22, equipes estão retirando resíduos descartados irregularmente nas ruas Almirante Tamandaré e Dom Pedro, no bairro Alto Cafezal, na zona Oeste.

Fotos: Ramon Barbosa Franco