15 ABR 2024
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Pessoas com deficiência ganham acesso a cadeiras adaptadas para trilhas em Marília
Marília recebe equipamentos especiais do Projeto Trilhas Acessíveis do Governo do Estado de São Paulo
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília transferiu para a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico os kits de cadeiras adaptadas de trilhas fornecidos pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através do projeto Trilha Acessível, desenvolvido pelo programa Cidade Acessível. O ato de formalização da transferência do acervo patrimonial foi promovido na sexta-feira da semana passada, dia 12 de abril de 2024.

Os equipamentos agora vão fazer parte de um programa de incentivo ao ecoturismo inclusivo no Município, que disponibilizará gratuitamente as ferramentas de inclusão para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida de Marília. O programa está em fase de regulamentação para ser lançado.

Os equipamentos chegaram no último mês, após a inclusão do Município no projeto Trilhas Acessíveis pelo vereador mariliense, envolvendo inicialmente a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília. “Estamos fazendo a transferência patrimonial dos equipamentos ao setor de turismo, para que juntos, possamos promover um programa em parceria para incentivar a inclusão em atividades de ecoturismo, promovendo a inclusão e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, permitindo assim que elas desfrutem das trilhas naturais assim como qualquer outra pessoa”, explicou a secretária municipal de Direitos Humanos, Wania Lombardi.

Para o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, os equipamentos agora farão parte do acervo de apoio ao turismo inclusivo, através de um programa de empréstimo gratuito ao cidadão. “O programa ainda está em elaboração, mas a ideia é que interessados em utilizar as cadeiras adaptadas para uso em trilhas ou locais de difícil acesso a cadeirantes possam retirar o equipamento em um local oferecido pelo setor de Turismo, por meio da assinatura de um termo de responsabilidade, no qual constam orientações sobre o uso do equipamento, que exige de dois a quatro acompanhantes como corresponsáveis”, explicou.

Trilha Acessível

O projeto ‘Trilha Acessível’ foi lançado em 2022 pelo programa ‘Cidades Acessíveis’, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A iniciativa consiste na disponibilização de cadeiras adaptadas para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida para utilização em  trilhas ou programas inclusivos de cidades turísticas e unidades de conservação ou locais de difícil acesso a cadeirantes.

“As Pessoas Com Deficiência (PCD) têm o direito ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Estamos muito gratos com o apoio do Estado em nossas ações de inclusão e acessibilidade e em breve os equipamentos estarão disponíveis para a população”, garantiu o prefeito de Marília, Daniel Alonso.

Cadeiras adaptadas

A cadeira adaptada para trilhas é um equipamento com um assento e encosto acolchoado, com cintos de segurança, apoio para os pés, uma roda central embaixo do assento, duas barras na frente e duas barras atrás que servem para puxar e empurrar por outros ajudantes, e hastes ou barras laterais que servem para estabilizar a cadeira de trilha quando ela estiver parada, e os ajudantes quiserem descansar. O modelo ainda vem com freios e amortecedores.

A cadeira adaptada para trilhas já está disponível em diversas cidades turísticas do Estado, inclusive Parques Estaduais, como do Jaraguá, Serra do Mar, Ilha do Cardoso, Nascentes do Paranapanema, Caverna do Diabo, Prelado, Ilha Bela, Campina do Encantado, Furnas do Bom Jesus, Itinguçu, Rio Turvo, Vassununga, Carlos Botelho, Morro do Diabo, Ilha Anchieta, entre outros.

Fotos Divulgação

Noticia para-democratizar-atendimento-aos-consumidores-gestao-do-prefeito-daniel-alonso-realiza
Há 5 dias
Para democratizar atendimento aos consumidores, gestão do prefeito Daniel Alonso realiza ação do Procon na zona Norte de Marília