Curso sobre planejamento de licitação é voltado aos municípios
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Suprimentos, realiza nesta terça e quarta-feira (22 e 23) treinamento para servidores de diversas secretarias municipais de Marília e de cidades da região. Os encontros estão sendo realizados em parceria com a empresa BLL, uma das maiores plataformas de licitação do Brasil.
O curso faz parte da formação de servidores municipais para aprimoramento das habilidades na nova Lei de Licitações, a Lei Federal nº 14.133/2021. Na sexta-feira, dia 18 de julho, a Secretaria de Suprimentos já havia feito um encontro para tratar da fase preparatória das licitações, que reuniu cerca de 40 servidores de diversas secretarias.
Abrindo o curso na manhã desta terça-feira (22), a secretária municipal de Suprimentos – pasta responsável pelas compras e licitações da Prefeitura de Marília –, Natiele Sola, agradeceu a presença dos servidores e o empenho em se atualizarem. “Estamos oferecendo conteúdo prático e atualizado para os servidores por meio da empresa BLL. Agradecemos todos os presentes, inclusive servidores de cidades da região que vieram prestigiar nossa capacitação”.
O vice-prefeito de Marília, Rogério Alexandre, o Rogerinho, representou o prefeito Vinicius Camarinha e agradeceu a parceria com a empresa BLL, que está oferecendo o treinamento com apoio da Secretaria de Suprimentos. “O aperfeiçoamento é muito importante em todos os âmbitos da gestão pública. Agradecemos aos servidores presentes e a todos os representantes das cidades da região”.
Ainda segundo o vice-prefeito, o curso vai ajudar a fortalecer os municípios. “Já fui secretário e vereador, sei das dificuldades da Prefeitura na área de licitações, que envolve desde compra de remédios até alimentação para as crianças na escola. O setor de compras tem a responsabilidade de cumprir a lei nas licitações, mantendo a organização do governo. Houve muitas alterações com a Nova Lei de Licitações, e é importante essa atualização que estamos promovendo para as equipes da gestão das secretarias”, afirmou Rogerinho.
Além dos servidores municipais, participaram do treinamento os secretários Natiele Sola (Suprimentos), Paloma Libanio (Saúde), Rosemeire Frazon (Educação), Mário Rui de Moura (Meio Ambiente e Serviços Públicos), Rodrigo Ramos (Tecnologia e Inovação) e Johnny Mota (Infraestrutura).
Ao iniciar o treinamento, o professor Davi de Melo afirmou que a Nova Lei de Licitações é de 2021, com exigência de aplicação a partir de 2024, sendo que muitos municípios ainda não estão adaptados à nova legislação. Ainda de acordo com o palestrante, o curso dessa semana vai analisar os pontos principais do planejamento de licitações. “O grande problema e gargalo são os municípios, onde as pessoas moram e onde a pressão da fiscalização é maior”, explicou.
Acompanharam o curso servidores municipais das seguintes cidades da região: Bastos, Garça, Tarumã, Sarutaiá, Timburi, Oscar Bressane, Ipauçu, Florínea, Pedrinhas Paulista, Cafelândia, Lins e Uru.
Fotos: Divulgação