O público-alvo serão pessoas com deficiência, a partir de 6 anos de idade, que terão o encaminhamento via SIRESP
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, definiu na manhã desta terça-feira (22) parceria com a AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), o que vai possibilitar a ampliação do tratamento de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
A definição da parceria aconteceu na sede da AMEI, que fica na Avenida Reverendo Álvaro Simões, 1600, no bairro Parque São Jorge, zona Sul da cidade, após encontro da secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, com o gestor esportivo da entidade, Levi Carrion.
Através do Projeto de Serviço de Acolhimento Neurodivergente, o objetivo geral da parceria é promover inclusão, reabilitação e desenvolvimento de pessoas com deficiência, especialmente com TEA, por meio de práticas esportivas.
O público-alvo serão pessoas com deficiência, a partir de 6 anos de idade, que terão o encaminhamento via SIRESP (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo).
Serão realizadas atividades esportivas e corporais como ferramenta terapêutica e social, duas vezes por semana, na sede da AMEI, com turmas de até dez participantes, em dois períodos (manhã e tarde), sendo que as oficinas terão duração de 45 minutos cada.
A equipe de trabalho terá um coordenador técnico, professor de educação física, estagiários (educação física, psicologia e assistência social), psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e serviços gerais.
Os principais objetivos específicos dessa parceria são desenvolver aspectos neuroperceptivos, psicomotores, cognitivos, afetivos e socioemocionais; promover autonomia, autoestima, inclusão social e saúde global; apoiar famílias e orientar sobre direitos e rede de apoio.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou a importância da parceria com a AMEI. “Inicialmente agradeço ao Levi e toda equipe da AMEI pela receptividade e só tenho que parabenizá-los pelo trabalho de excelência que realizam na nossa cidade. E com esta parceria tenho certeza que haverá melhora na qualidade de vida e bem-estar dessas pessoas, com inclusão esportiva e social dos beneficiários, fortalecimento da cidadania e da saúde física e mental. Com isso, ampliaremos o atendimento das pessoas com TEA na nossa cidade.”
A estrutura física da AMEI conta com piscinas (semiolímpica e infantil), ginásio de esportes, academia, salas técnicas, vestiários adaptados, cozinha, recepção, entre outros.
O gestor da AMEI, Levi Carrion, mostrou-se satisfeito com a parceria. “Foi uma reunião bastante positiva com a secretária Dra. Paloma, que veio até a nossa sede e conheceu toda a estrutura. Ficamos felizes com essa parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e saber que eles consideram o esporte como uma forma de atuação de saúde também, principalmente nessa área do TEA. Marília dá um grande passo na promoção de saúde e de bem-estar dessas pessoas.”
Fotos: Divulgação