Serviço é referência mundial em aleitamento materno e está instalado na rua 15 de Novembro, 50, na região central da cidade
O Banco de Leite Humano e Ambulatório Municipal de Aleitamento Materno, que fica na rua 15 de Novembro, 50, na região central de cidade, recebeu na manhã desta segunda-feira (18) um grupo de alunos do Colégio Cristo Rei, que foram conhecer toda a estrutura e o trabalho, considerado referência mundial.
Os alunos são do 3º ano do Ensino Fundamental (faixa etária de oito e nove anos) e foram supervisionados pela professora Fernanda Zonta Marinho e pelas auxiliares Yasmin Nunciatelle e Mariele Fernanda Soares Roldon – foram 27 alunos presentes.
A visita faz parte do projeto da Feira de Conhecimento do colégio, que tem como tema “Gotas de Amor – doação de leite humano”. Também nesta terça-feira (19) outras turmas de 3º ano do Cristo Rei irão ao Banco de Leite Humano e Ambulatório Municipal de Aleitamento Materno.
Alunos, professora e auxiliares foram recepcionadas pela supervisora do Banco de Leite Humano, enfermeira Sandra Domingues, e toda a equipe de trabalho, formada por 18 profissionais de saúde, além do chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Saúde, Marcos Veronez, que representou a secretária Paloma Libanio.
A professora Fernanda Zonta Marinho disse que a visita foi muito positiva. “Ficamos muito felizes e os alunos gostaram bastante, tanto é que fizeram várias perguntas. Agradecemos à enfermeira Sandra Domingues e toda sua equipe pela acolhida e pelas explicações que muito contribuirão para o nosso projeto, pois estamos trabalhando o desenvolvimento do leite humano desde a sua formação e produção até a amamentação e a doação pelas mães.”
Já Sandra Domingues destacou a visita dos alunos do Colégio Cristo Rei. “Para nós é uma grande riqueza receber os alunos do Cristo Rei e passar a eles a importância do aleitamento materno, a doação do leite materno e poder passar pra eles todo o processo que é feito aqui. Fiquei surpresa e emocionada com esse pedido dos professores do Cristo Rei. Agradeço de coração e tenho certeza levarão pra casa e pro futuro todo esse conhecimento, ajudando a mudar a história do aleitamento materno no Brasil.”
O Banco de Leite Humano atende as UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) Neonatais dos hospitais Materno Infantil, Santa Casa, ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário) e Maternidade Gota de Leite.
Além de coletar o leite materno em todo o município de Marília, há ainda mais 11 postos de coleta nas cidades de Campos Novos Paulista, Ocauçu, Alvinlândia, Lupércio, Garça, Pompeia, Quintana, Osvaldo Cruz, Bastos, Lucélia e Adamantina.
Fotos: Divulgação