A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde e de Assistência Social e Cidadania - por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), realiza nesta semana, de 18 a 22 de agosto, ações alusivas ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto.
A data tem como objetivo dar visibilidade à realidade enfrentada por este segmento da sociedade, marcado por violações de direitos, preconceito, discriminação e violência. Busca também promover a inclusão nas políticas públicas de assistência social, saúde e trabalho.
Durante esta semana, as pessoas que vivem em situação vulnerável participarão de encontros em que serão trabalhados temas como vivências, violação de direitos, violência institucional e expectativa de futuro. O projeto foi concebido pela equipe da Proteção Social de Média Complexidade do Centro POP e Serviço de Abordagem Social com a participação de assistentes sociais e psicólogos.
Segundo a coordenadora do Centro POP, Patrícia Ernica Cerqueira Cesar, as atividades visam o reforço às ações diárias oferecidas pelo Centro POP para o resgate do protagonismo e autonomia das pessoas que vivem nas ruas, buscando a reintegração delas à sociedade.
“Nosso objetivo é dar visibilidade a essas pessoas, mostrando para toda a população que por trás de cada história de quem está na rua há uma vida, um nome e um direito a ser respeitado”, esclareceu a técnica responsável pela Média Complexidade da Assistência Social, Andréa Luiza Mataran Carrera.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Parrera, explicou que a Semana “Tamo Junto” foi idealizada para evidenciar a luta contra a invisibilidade e a violência, além de reforçar a inclusão dessa população em políticas públicas essenciais. “É preciso refletir com as pessoas em situação de rua sobre suas vivências, violações de direitos e histórias de vida, fortalecendo a construção de sua identidade, além de estimular a autoestima, autonomia e inclusão social. Precisamos tirá-las da invisibilidade das ruas e inseri-las de volta ao convívio coletivo. Agradeço aos parceiros que se sensibilizaram com a causa e nos apoiaram na realização do evento”, pontuou Hélide Parrera.
“Mais que serviços, entregamos escuta, dignidade e esperança. A Semana ‘Tamo Junto’ é um passo importante para reforçar o nosso compromisso com a inclusão, o combate ao preconceito e a construção de novos caminhos. Assim como conseguimos tirar o senhor Edivaldo das ruas, resgatar sua dignidade, recolocá-lo no mercado de trabalho, reaproximá-lo da família, queremos fazer o mesmo com muitas outras pessoas, pois cada vida resgatada vale a pena. Essa é uma luta de todos nós e Marília está unida para vencer esse desafio”, afirmou o prefeito Vinicius Camarinha.
Massacre da Sé
Agosto é o mês em que se marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Foi em 2004, entre os dias 19 e 22 de agosto, que ocorreu o “Massacre da Sé”, talvez um dos dias mais violentos na vida da população em situação de rua. Nessa data, 15 pessoas que utilizavam o espaço da Praça da Sé, em São Paulo, como moradia improvisada, foram brutalmente atacadas na calada da noite, resultando em sete mortos e oito feridos gravemente.
Programação da Semana “Tamo Junto”:
Data: 18 de agosto (segunda-feira)
– Palestra sobre IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis com Jurandir Gelmi Jr., assistente social do HC;
– Corte e higienização das unhas com a podóloga Ângela Amanda Cardoso.
Data: 19 de agosto (terça-feira)
– Consultório na Rua e CAPS Com Viver falando sobre saúde;
– Defensoria Pública levará o Mutirão Estadual no Dia de Luta da População em Situação de Rua, Dr.ª Eloisa Maximiano Goto atenderá demandas jurídicas dos usuários.
Data: 20 de agosto (quarta-feira)
– Roda de conversa com psicólogo Hilton Aparecido Santos do HC – Hospital de Clínicas sobre Saúde Emocional;
– Roda de conversa com a equipe SEAS – Serviço Especializado de Abordagem Social com o tema “Como nos veem, como nos vemos”;
– Emissão de 2.ª via de certidões de nascimento ou casamento pelo cartório Parra;
– Corte de cabelo realizado pelos cabelereiros Everton Cezário de Andrade e Kauan Pedro Vieira.
Data: 21 de agosto (quinta-feira)
– Oficina: “Identidade e Cores – Pintando Direitos e Cidadania” com Bárbara de Fátima Depode da UNESP – Campus Marília.
Data: 22 de agosto (sexta-feira)
– Palestra sobre currículo e entrevista de emprego com Maristela Restanho Balbo Vernaschi e Jean Carlos da Silva Oliveira do Ceprom – Centro Profissionalizante Municipal de Marília;
– Palestra sobre violência contra a mulher com a assistente social Rayssa Santos do CMRM – Centro Municipal de Referência da Mulher;
– Orientações sobre o Programa Bolsa com a coordenadora do PBF de Marília, a assistente social Débora Cristina Lopes Brito Família;
– Orientações sobre Atualização Cadastral, cadastramento e atualização com o entrevistador social Flávio Casagrande e acompanhamento pela coordenadora do Cadastro Único, a assistente social Ângela Maria Cruz.
O Consultório na Rua, juntamente com a equipe da SEAS, estará presente todos os dias da Semana “Tamo Junto”.
Todas as ações acontecerão no Centro POP, localizado na Avenida Brasil, n.º 518, no horário das 8h30 as 11h00.
Fotos: Divulgação