22 AGO 2018
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura realiza melhorias na estrada municipal do distrito de Amadeu Amaral

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, por meio do Programa Microbacias II, está realizando uma série de melhorias na estrada municipal MAR 188, que faz a interligação da SP 333 (Rodovia Rachid Rayes) ao distrito de Amadeu Amaral.

O trecho que está sendo totalmente recuperado tem a extensão de 4,68 km, onde estão sendo colocados trilhos de passagem concretados, sistematização das laterais com quebras de barrancos para melhor escoamento de água e se tornará uma passagem de acesso à comunidade São Jerônimo, local em que residem 32 famílias.

O convênio celebrado com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, por meio do Microbacias II, é de R$ 398.882,20, sendo que as obras deverão estar concluídas até o próximo dia 30 de agosto.

“Foi feita uma licitação, que foi vencida pela Replan, que está fazendo um trabalho de recuperação do pavimento, das laterais e também de colocação dos trilhos concretados, que dará toda segurança aos usuários. A estrada estava em péssimas condições e o serviço era extremamente necessário. Além disso, vai beneficiar muitos produtores rurais que utilizam a estrada para o escoamento dessa produção”, disse o prefeito Daniel Alonso.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Odracyr de Oliveira Capponi, informou que aquela região por onde passa a estrada produz principalmente olericulturas e todos pertencem à Cooperativa de Produtores Hortifruti de Marília da Agricultura Familiar.

“Esta obra será de muita importância para os agricultores trazerem os produtos para Marília, inclusive para os produtores de leite que passam diariamente por este local. Além disso, a estrada é utilizada também pelo transporte escolar e pelos serviços de socorro, como ambulâncias e Corpo de Bombeiros”, afirmou Capponi.

MICROBACIAS II

O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Assistência Integral (CATI) e pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN).

Tem por objetivo ampliar a competitividade e proporcionar o acesso ao mercado aos agricultores familiares organizados em associações e cooperativas em todo o Estado de São Paulo, bem como organizações de produtores de comunidades tradicionais como quilombolas e indígenas. O Projeto pretende aumentar as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social e promover a conservação dos recursos naturais.

É realizado com recursos provenientes do Governo do Estado de São Paulo, e do acordo de empréstimo firmado com o Banco Mundial e com contrapartida de Prefeituras e organizações formais de produtores rurais e comunidades tradicionais.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

22/08/2018
Prefeitura realiza melhorias na estrada municipal do distrito de Amadeu Amaral
Fotos da Notícia: Prefeitura realiza melhorias na estrada municipal do distrito de Amadeu Amaral