17 AGO 2018
Marília terá neste sábado a 2ª mobilização contra Poliomielite e Sarampo

Neste sábado (18) todas as unidades de saúde de Marília estarão abertas, das 8h às 17h, durante o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) e Sarampo.

Será a segunda oportunidade de horário especial, neste mês, para imunização de crianças com um ano completo e menos de cinco anos. É importante levar caderneta de vacinação e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

A abertura oficial deste “Dia D”, no município, será realizada às 9h30 na USF Padre Nóbrega, com a distribuição de pipoca e algodão-doce, brinquedos infláveis e personagens infantis.

Haverá carreata pelas principais ruas da cidade para chamar a atenção da população. A ação conta com o apoio dos clubes do Rotary em Marília, Secretaria Municipal da Educação, associações de moradores e outras entidades.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, destacou que a campanha de vacinação está voltando a ser um momento festivo e de celebração da vida. “A abertura, essa concentração que fazemos em uma unidade símbolo, representa o esforço de toda a rede, com centenas de pessoas mobilizadas para proteger nossas crianças”, declarou.

RESULTADOS

A campanha nacional começou no dia 6, mas no Estado de São Paulo foi antecipada para o sábado (4), com abertura especial das unidades. O resultado foi a imunização de cerca de 27% das crianças entre um e cinco anos num único dia.

Na quinta-feira (16), o “vacinômetro” chegou a 50% na cidade (acima da média estadual e federal). A expectativa é que muitos pais e responsáveis aproveitem este sábado (18), data de mobilização nacional para levar as crianças até a unidade de saúde.

O relatório desta semana indica que foram aplicadas, na cidade, 10.606 doses, atingindo cobertura de 51,25% em relação à Polio e 50,77% ao Sarampo.

A enfermeira Renata Plácido, responsável pelo Programa Municipal de Imunização, explica que, independente se a criança já tomou as vacinas contra pólio ou sarampo, todas estão sendo imunizadas (reforço) nesta campanha.

O objetivo do Ministério da Saúde é manter o controle do sarampo, doença que voltou a ter casos registrados no país. Também é meta nacional manter erradicada a Poliomielite (paralisia infantil), que registrou 26 mil casos no país entre 1968 a 1989 e não apresenta novos casos há quase 30 anos.

A relação completa das unidades de saúde do município pode ser acessada no site institucional da Prefeitura de Marília, pelo endereço encurtado https://bit.ly/2J0BdKK link “estrutura organizacional”.

Fotos: Arquivo PMM