Prêmio reconhece municípios que alcançam as metas de alfabetização na idade certa, especificamente no 2º ano do Ensino Fundamental
A Rede Municipal de Educação foi contemplada, novamente, com o Selo Ouro da Educação, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC).
O selo reconhece as redes municipais que alcançam as metas de alfabetização na idade certa, especificamente no 2º ano do Ensino Fundamental.
A cerimônia de entrega ocorrerá em Brasília, durante o mês de fevereiro. A classificação Ouro é reservada às redes que cumprem rigorosamente as condicionalidades e ações estruturantes voltadas à garantia da alfabetização.
Para a Rede Municipal de Educação de Marília, a meta estipulada era de 62% de estudantes alfabetizados ao final do 2º ano. O município, no entanto, obteve um avanço expressivo e superou amplamente essa meta, alcançando 81% de alunos alfabetizados, resultado que evidencia a efetividade das políticas educacionais implementadas.
“Esses resultados são fruto de ações integradas, como a formação continuada de professores, a oferta de aulas extras de reforço escolar e a realização de atividades pedagógicas complementares, inclusive aos sábados, com foco no acompanhamento e na recuperação da aprendizagem”, afirmou a secretária municipal da Educação, Profª. Rosemeire Frazon.
Para 2026, destaca-se ainda uma importante parceria com o Laboratório de Dificuldades de Aprendizagem (LIDA) da Unesp, liderado pela Professora Dra. Simone Capellini, que tem como objetivo enfrentar os desafios remanescentes do processo de aprendizagem e avançar rumo à meta de 100% dos alunos alfabetizados.
Fotos: Divulgação