05 ABR 2018
Campanha de Vacinação contra a gripe começa no próximo dia 23

Começa neste dia 23 de abril a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2018. A meta é imunizar pelo menos 90% da população dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A população de Marília será recebida pelas equipes das 12 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e das 38 USFs (Unidade Saúde da Família). A vacinação segue até o dia 1º de junho.

Devem ser imunizadas crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos; pessoas que já completaram 60 anos; gestantes e mulheres que deram a luz há até 45 dias; profissionais de saúde (inclusive autônomos) e professores de todos os níveis de ensino, das redes pública e privada.

Também precisam ser vacinadas pessoas com doenças crônicas, mediante indicação médica e/ou comprovação da condição de saúde. A inclusão de outros grupos, como servidores da Segurança Pública, ainda não foi normatizada para a campanha de 2018.

A enfermeira Renata Plácido, responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, explica que a vacina protege contra o vírus A (incluindo os subtipos H1N1 e H3N2), além da Influenza B.

“A vacina é segura, garantida de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde) aos grupos prioritários e protege contra os três principais subtipos virais em circulação. Ela é produzida com base nos vírus que tiveram maior incidência no último inverno do hemisfério norte, ou seja, potenciais ameaças para o período atual em nosso país”, esclarece a enfermeira.

METAS

Mesmo sem grande circulação dos vírus em Marília, em 2017 a Secretaria Municipal da Saúde obteve 90% de cobertura da população prioritária. A titular da pasta, Kátia Santana, atribuiu o alto índice de vacinação ao empenho dos servidores, apoio da imprensa e à conscientização da população.

“Tivemos, no ano passado, uma grande campanha, reduzindo agravos e salvando muitas vidas. Certamente em 2018 não será diferente. Então pedimos que a população fique atenta às datas, lembrando que no dia 12 de maio acontece o “Dia D”, um sábado com as unidades abertas, para uma grande mobilização visando intensificar a campanha”, alertou a secretária.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas nas unidades de saúde do município, ou ainda na secretaria da Saúde, pelo (14) 3402-6500.

Foto: Júlio César de Carlis