30 OUT 2017
SECRETARIAS
Idosos em Ação reúne mais de 800 pessoas em ginásio para estimular saúde, cidadania e bem-estar

Mais de 800 pessoas participaram da primeira edição do “Idosos em Ação”, evento voltado à promoção da saúde, cultura, direitos sociais e cidadania.

O encontro foi organizado pela Prefeitura de Marília, por meio de cinco secretarias, e aconteceu na tarde da última sexta-feira (27), no ginásio da SELJ (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude), antigo ginásio do Clube dos Bancários.

Participaram os grupos vinculados aos serviços do município, como os CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), unidades do Centro Dia do Idoso, grupos de atividades físicas das USFs (Unidades Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), além de atletas e usuários da estrutura esportiva.

Moradores que ainda não estão integrados às atividades tiveram a oportunidade de conhecer os inúmeros serviços públicos que, de forma coletiva, visam à promoção do bem-estar no município. Teve distribuição de frutas, sorteio de brindes e atrações nos estandes.

Na tarde festiva, o sedentarismo foi combatido com atividades físicas coletivas (alongamento, macroginástica, zumba, entre outras).  A saúde ofereceu ainda aferição de pressão arterial – Saúde do Adulto e Senac –, exames de saúde bucal e prevenção às ISTs/Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Participaram ainda o Caoim (prevenção à obesidade), Divisão de Zoonoses e o Samu, para eventuais urgências. A secretaria de Agricultura realizou a distribuição de mudas Já a pasta da Assistência e Desenvolvimento Social apresentou serviços através de um estande, com a equipe do Creas, para orientação sobre o combate à violência contra os idosos.

Os alunos do grupo da Terceira Idade do projeto Teatro da Cidade, da Secretaria Municipal da Cultura, apresentaram as “Cantoras do Rádio”. Os idosos puderam, ainda, conhecer os serviços da Secretaria de Direitos Humanos, com ações educativas, orientação e apuração de denúncias.

PRIORIDADE

O prefeito Daniel Alonso, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Alonso, participou da abertura do evento. O chefe do Executivo destacou que, em sua integralidade, o atendimento ao idoso em Marília é oferecido satisfatoriamente pelo Poder Público.

É importante, porém, que estes serviços sejam mais divulgados e fortalecidos, defendidos por quem utiliza, como é o caso do SUS (Sistema Único de Saúde) e o SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Ele destacou a importância de um olhar carinhoso e de prioridade para a população acima de 60 anos.

“São homens e mulheres que construíram essa cidade, que criaram seus filhos ensinando valores, que colaboraram socialmente e economicamente para o desenvolvimento de Marília. Merecem respeito, serviços públicos de qualidade e todo nosso esforço para que tenham acesso à saúde, cultura, assistência social e cidadania”, declarou Alonso.

A Secretária Kátia Ferraz Santana citou o engajamento e a pronta adesão das demais pastas. Ela lembrou que o evento do ginásio concentrou, em único local, de forma festiva, um trabalho que acontece todos os dias na cidade e que precisa ser valorizado.

“A iniciativa do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família) foi prontamente abraçada pelas outras secretarias e tem potencial para seguir, reunindo mais parceiros e gerando festas como esta, ainda maiores. Para nós, da saúde, esse tipo de movimento é muito importante, porque reforça o conceito ampliado de prevenção a doenças e bem-estar”, declarou Kátia.

Fotos: Mauro Abreu e Júlio César de Carlis / PMM

Mulher mais idosa presente no evento, dona Erundina (Dina), do Centro Dia Anos Dourados

Público em movimento, na macroginástica do Nasf

Prefeito Daniel faz a abertura do “Idosos em Ação”