05 JUL 2017
PROJETOS
Estado anuncia concessão da SP-333 e obra de duplicação em Marília

Marília recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 5, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para anúncio oficial da concessão do eixo da SP-333 entre Florínea e Borborema, que corta as regiões de Marília e Bauru, e de rodovias transversais para a Entrevias Concessionária de Rodovias S/A. A transferência será partir da 0h desta quinta-feira (06) e com esta ação os trechos passam a contar com um investimento de 3,9 bilhões para obras de recuperação e melhorias.

Na sede da Concessionária, em entrevista coletiva concedida, o Governador ressaltou detalhes sobre as diretrizes do trabalho que será desenvolvido pela Entrevias. “O conceito é de rodovia viva, portanto não será só recapear e sim trabalhar o atendimento ao usuário. Atendimento médico com ambulância, resgate com UTI, atendimento mecânico com guinchos, caminhão para apreensão de animais e guinchos pesados para caminhões”, elencou.

Obras em Marília

O Governador destacou a importância das obras dentro da cidade de Marília. “A nossa prioridade é o contorno de Marília, que deve estar pronto até julho do ano que vem. Ali teremos 8,6 km de duplicação, 4 km de marginais, 14 km de ciclovias, dispositivos de acesso e oito passarelas. Além da duplicação de toda a rodovia. Nós estamos na capital do alimento, uma das melhores cidades do Brasil em qualidade de vida, saldo de emprego positivo e muitas empresas vindo para cá. Com as melhorias na infraestrutura a cidade irá ficar ainda melhor”, comentou Alckmin.

Estamos muito felizes com a vinda do Governador na nossa cidade para trazer melhorias que tanto pedimos a ele. O término das obras na SP-333 vai trazer muitos benefícios para Marília que já está em pleno desenvolvimento”, disse o prefeito municipal, Daniel Alonso.

Entrevias

O contrato prevê a execução imediata de obras de recuperação e melhorias. Recapear o asfalto e tapar buracos estão entre as prioridades iniciais. Além disso, para os próximos 12 meses, o acordo estipula a entrega da duplicação da Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP 333), entre o km 314,4 e o km 323 em Marília. Ainda no primeiro ano de contrato estão previstos investimentos de mais de R$ 160 milhões.

A Entrevias assume desde já 277 quilômetros de rodovias que eram administradas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).  A ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) vai acompanhar o trabalho da nova administradora do trecho, que faz parte do eixo da SP-333 entre Florínea e Borborema – algumas rodovias transversais também passam a ser responsabilidade da Entrevias.

Investimento

O investimento total garantido é de R$ 3,9 bilhões durante os 30 anos da concessão.  A expectativa é a nova administração proporcionar o desenvolvimento regional com ampliações na infraestrutura rodoviária, levando maior fluidez e segurança aos usuários das rodovias. Além das obras, a Entrevias já conta com a infraestrutura necessária para atender bem o cidadão, outra exigência do contrato.

Estão prontos para operar o Centro de Controle de Informações e um canal 24 horas de atendimento ao usuário (0800 3000 333). Nas rodovias, 8 bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), 8 ambulâncias, 6 guinchos e 9 veículos operacionais estão disponíveis.

Para o início das ações já foram contratadas 150 pessoas, mas a concessão deve gerar até 1.100 postos de trabalho. Entretanto, além dos empregos diretos, o governador exaltou o impacto que a melhoria da rodovia trará para a economia local.

Além da malha de rodovias entre Florínea (no limite com o Paraná) e Borborema (na região central do Estado), a partir de março de 2018 a Entrevias assumirá o trecho de 294 quilômetros atualmente delegados à Concessionária Vianorte.

Nesta segunda transição haverá redução média de 19% nos valores de pedágio em operação nesse trecho. Adicionalmente, em todas as praças deverá ser praticado desconto de 5% na tarifa para os usuários que optarem pelo pagamento eletrônico (com tags).

Fotos: Mauro Abreu / Ligia Ferreira

05/07/2017
Estado anuncia concessão da SP-333 e obra de duplicação em Marília
Fotos da Notícia: Estado anuncia concessão da SP-333 e obra de duplicação em Marília