09 MAR 2021
PROJETOS
Encontro do Movimento Duplicação da BR 153 reúne nove prefeitos e diretoria da Triunfo Transbrasiliana
Deputado federal Capitão Augusto, prefeito Daniel Alonso e suplente a deputada estadual, Dani Alonso, comandaram a reunião

O encontro do “Movimento Duplicação da BR 153”, realizada na manhã desta terça-feira, dia 9 de março, no auditório da Prefeitura de Marília (2º andar do Paço Municipal), contou com as presenças de nove prefeitos e também da diretoria da Triunfo Transbrasiliana, empresa concessionária da rodovia.
A reunião foi comandada pelo deputado federal Capitão Augusto, que criou uma Frente Parlamentar pela duplicação da rodovia; pelo prefeito Daniel Alonso e pela suplente a deputada estadual, Dani Alonso.
Além de Daniel Alonso estavam presentes mais oito prefeitos: Bruno Floriano de Oliveira (Guaiçara), Mário Rosa (Salto Grande), Rodolfo Davoli (Vera Cruz), Cléber Menegucci (Lupércio), Adriana Bocardi Allegretti (Ubirajara), Flávio Fermino Euflazino (Campos Novos Paulista), Gomides Ferraz Neto (Ubarana) e Dilmo Resende de Carvalho (José Bonifácio).
O encontro contou também com participação por videoconferência da diretoria da Triunfo Transbrasiliana: Marcos Pereira (diretor presidente), José Garcia Neto (gerente jurídico), Adriano Freire de Brito (diretor administrativo financeiro), Rodrigo Moreira Martins Barboza (diretor de engenharia e operações) e Pricilla Ratto (gerente de comunicação e sustentabilidade).
Estiveram presentes ainda o vice-prefeito Cícero do Ceasa; o vereador Ivan Negão, que representou o presidente da Câmara, Marcos Rezende; os representantes da Polícia Rodoviária Federal, Almeida Júnior e Bruno Bernardo; alguns vereadores de outros municípios e secretários municipais de Marília; além do empresário Roberto Borghetti de Melo (Toca Imóveis).
O objetivo da reunião foi buscar apoio de todos os municípios para acelerar a autorização e início das obras de duplicação e modernização de uma das rodovias mais importantes do Brasil, a famosa BR153; sendo entregue um ofício para os prefeitos para que possam assinar e também oferecerem sugestões sobre a obra de duplicação.
“A duplicação da BR 153 é uma luta que já vem de algum tempo e agora entendemos que o momento é propício para que consigamos colocar em prática. Para isso, porém, é fundamental o apoio de todos os municípios, o que nos dará força para fazer essa reivindicação em Brasília”, disse o deputado federal Capitão Augusto.
A suplente a deputada estadual, Dani Alonso, já encaminhou o ofício para que os prefeitos possam assinar e também incluírem sugestões. “A gente precisa dessa união dos municípios, através dos prefeitos e também dos vereadores, pois em abril já temos uma agenda marcada em Brasília para podermos dar andamento nesse processo de duplicação da BR 153.”
O prefeito Daniel Alonso, que já assinou o ofício, agradeceu aos prefeitos pela presença. “Só tenho que parabenizar aos demais prefeitos que vieram a esse encontro, pois a duplicação da BR 153 vai beneficiar a todos os municípios, sendo fundamental para salvar muitas vidas e também melhorando o escoamento de toda produção agrícola e industrial dessas cidades. Parabenizo o deputado federal Capitão Augusto pela iniciativa e tenho certeza que o sonho de duplicação da BR 153 vai se tornar realidade.”
PROJETO
Dentro do projeto que já foi apresentado pela Concessionária Triunfo TransBrasiliana haverá prioridade para as obras do contorno de Marília, o que desafogará até 70% do tráfego urbano
A BR-153/SP sofre descontinuidade no entroncamento com a SP-333, altura do km 230, início do trecho urbano de Marília. Tanto em sentido sul quanto norte, os usuários precisam acessar a SP-333 e a SP-294 (Rodovia do Contorno) para voltar à BR-153.
Como resultado, existe uma sobrecarga de tráfego, principalmente no trecho urbano de Marília. Em média passam por este local mais de 20 mil veículos vindos das três rodovias que se interceptam no município.
Veículos pesados, vindos da BR-153, misturam-se com o tráfego da rodovia do Contorno, além do tráfego urbano, aumentando o índice de acidentes, de severidade dos acidentes, prejudicando a fluidez do tráfego, a qualidade pavimento.
Com a implantação do Contorno, que terá 34 quilômetros de extensão, o motorista não terá mais a necessidade de trafegar pelo trecho urbano reduzindo seu percurso em cerca de 5 km e seu tempo de viagem em aproximadamente 15 minutos.
Os benefícios para o motorista e a sociedade em geral, incluem ainda: a redução do consumo de combustível, da poluição do ar no trecho urbano, além de proporcionar ainda mais segurança e conforto. O contorno terá início no km 230 e terminará no km 268, próximo à praça de pedágio de Vera Cruz.
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO CONTORNO EM NÚMEROS
Valor do investimento: Aproximadamente R$ 768 milhões
Extensão do Contorno: 34,056 quilômetros (do km 227,961 até o km 268,080)
Duração da obra: previsão de 7 anos (2 anos para desapropriações e licença ambiental mais 5 anos para execução)
Quantitativo de Obras: Construção de dispositivos e viadutos (9), pontes (4), 3 km de pista com 3 faixas, travessias de fauna (10)
Geração de empregos: 540 diretos e 1.200 indiretos
Geração de impostos para Marília e região: R$ 63 milhões de tributos estaduais (ICMS), R$ 33 milhões em tributos federais (PIS, COFINS) e municipais (ISSQN).