09 DEZ 2015
AGENDA CULTURAL
Secretaria da Cultura realiza apresentações dos alunos do Projeto Teatro da Cidade

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Cultura realizará nos dias 09,10 e 11 no Auditório Municipal “Octávio Lignelli”, as apresentações finais do Projeto Teatro da Cidade, com resultados e processos de cena desenvolvidos ao longo de 2015, onde os alunos que participaram do projeto terão a experiência de subir ao palco e mostrar seus trabalhos para o público. A entrada é gratuita.

Na quarta-feira (09), às 19h, haverá as apresentações das turmas Melhor Idade e Turma Adulta; na quinta-feira (10), às 19h30 será apresentação da Turma Pré-Juvenil e turma de interpretação da Elam (Escola Livre de Artes de Marília); e na sexta-feira (11) às 19h será a apresentação da Turma Infantil do Projeto.

A Secretária da Cultura, Taís Monteiro, destacou que o Projeto é muito importante, pois todas as expressões de arte devem ser promovidas e incentivadas. “Este projeto é muito especial, pois atende todas as idades e proporciona aos alunos a oportunidade de iniciar nesta maravilhosa arte que é o Teatro. Queremos convidar a população para prestigiar as apresentações”, disse.

O Projeto, idealizado por seu coordenador e arte-educador Márcio Martins, tem como objetivo, oferecer à população aulas gratuitas de Teatro para todas as idades e hoje conta com cem alunos.

As aulas aconteceram desde o início do ano, no Auditório Municipal, e foram ministradas pelos arte-educadores Márcio Martins e Letícia Rodrigues.

Para Márcio Martins, o Projeto é de extrema importância para a cidade, e democratiza o espaço público e permite gratuitamente o acesso a todos que desejam aprender a se expressar, conhecer as práticas teatrais e desenvolver suas capacidades, criativas, motoras e reflexivas. “Convido toda população para conferir as apresentações no Auditório Octavio Lignelli, onde apresentaremos as turmas do projeto deste ano. Irão se apresentar crianças, jovens, adultos e melhor idade, promovendo um grande encontro entre todas as gerações e unidos pelo mesmo propósito fazer um belo espetáculo”, disse.

Segundo Letícia Rodrigues, “O Projeto Teatro da Cidade é a possibilidade da prática teatral para descoberta, interna, conjunta, coletiva. Durante este ano os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar esta experiência, desde as crianças a melhor idade. O objetivo do Projeto não é a formação de atores profissionais, globais ou futuras estrela de cinema, o objetivo é a formação cidadã, o enfrentar desafios, o contato com o grupo e as trocas, a ‘brincadeira’ da criação, o vencer bloqueios. Para criação da personagem é preciso um mergulho interno, enquanto a preocupação da criação assola a mente do aluno de teatro, ele é obrigado a vasculhar dentro dele mesmo para buscar elementos básicos para tal criação”.

Apresentação final dos alunos do Projeto Teatro da Cidade

Local: Auditório Municipal “Octávio Lignelli”

Entrada Gratuita

Quarta-feira 09 de Dezembro

– 19h00: Encenação da Peça “Retirantes” (Turma da Melhor Idade)

– 20h30: “Homens de Terno” (Turma Adulta).

Quinta-feira 10 de Dezembro

– 19h30 – “Brincadeira” (Turma do Curso de interpretação da Elam)

– 20h00 – Mostra de Cenas (Pré-Juvenil).

Sexta-feira 11 de Dezembro

– 19h00 – “Irmãs” (Turma Infantil)

– 19h10 – “É Proibido Cantar” (Turma infantil da Elam)

Foto: Helder Cristiano Soares