10 SET 2015
AGENDA CULTURAL
Exposição de Artes “Feng Shui” de Dagoberto Correa abre nesta quinta-feira no Pólo Cultural da Rodoviária

A Secretaria de Cultura de Marília e a EMDURB -Empresa de Desenvolvimento Urbano, abrirão no dia 10 de setembro, quinta-feira às 10 horas, no Polo Cultural da Sala de Embarque da Rodoviária, a Exposição Individual de Artes “Feng Shui” do artista Dagoberto Correa. A mostra permanece aberta até o dia 08 de outubro e pode ser visitada todos os dias, das 5 horas da manhã à 1 hora do dia seguinte, com entrada franca.

Segundo a Secretária M. da Cultura Tais Monteiro, “Encerrando a belíssima Exposição Coletiva ‘Pincéis que dançam’, da artista Ângela Caprioli e alunas abriremos no outro dia a “Feng Shui” do querido Dagoberto Correa, que se trata de arte milenar chinesa e, com certeza, agradará muito os visitantes”.

Autodidata nas artes, tendo iniciado muito cedo seus trabalhos em telas a óleo na pintura acadêmica e posteriormente na criação de abstratos, Dagoberto, filho de mãe artista e sempre dedicada às artes foi sua maior inspiração passando a dedicar parte de sua vida à arte como hobby. Sua primeira exposição individual em Feng Shui ocorreu em maio de 2004, na Faculdade de Medicina de Marília, seu local de trabalho. No mesmo ano fez uma na Galeria Municipal de Artes de Marília e a partir de então começou a surgir convites para novas exposições. A última foi a convite da Secretaria da Cultura, em evento no Espaço 96.

Desde então são feitas em média de 4 a 6 exposições anuais na cidade de Marília e região, como Assis, Bauru e Agudos. Cada exposição apresenta coleções de trabalhos diferentes, sendo que na sua maioria são vendidas, e as demais geralmente doadas para finalidades filantrópicas.

“Não sou de participar de eventos de premiação ou concursos, entendendo que não é pertinente com meus propósitos éticos, visto que não vivo profissionalmente da arte”, diz Dagoberto.

Dagoberto é biólogo e professor de Fisiologia Humana junto a Faculdade Estadual de Medicina de Marília. Como voluntário atua no projeto Humaniza SUS nesta mesma faculdade, onde ministra oficina de artes às comunidades, principalmente para funcionários.

Com capacidade para 120 pessoas, protegido do vento e do frio, a Sala de Embarque da Rodoviária possui 250m2, dispõe de acesso à Internet, sanitários, dispositivos para carregar baterias de celulares, TVs coloridas e ainda um amplo espaço para as exposições que com certeza faz toda a diferença, pois abriga obras de artes e fotografias, harmonizando ainda mais o local, tornando-o muito agradável.

Segundo o Diretor da EMDURB, Luiz Rossi “A iniciativa foi muito boa e a somatória de esforços da Emdurb e Cultura no sentido de oferecer este espaço adequado para divulgação da arte bem como dos artistas, tem agradado muito os usuários”.

Fazendo parte, ainda como mostra permanente a Exposição Fotográfica “O passado no presente” de Érica Montilha que faz um trabalho maravilhoso de fusão de imagens do município do passado com o presente, totalizando 25 fotos.

Artistas e fotógrafos interessados em expor neste novo espaço devem fazer contato com Denise Campos na Secretaria Municipal de Cultura através do telefone 3402-6600. Contato com o artista para aquisição de obras e mais informações sobre Feng Shui: 14 9 9121 8818 e 3413 4344.