11 SET 2015
Prefeitura intensifica medidas contra o mosquito da dengue

O secretário municipal da Saúde, Danilo Bigeschi, se reuniu na tarde de quinta feira com lideranças da área da saúde para debater estratégias de ação contra o mosquito da dengue. O evento ocorreu no anfiteatro do Bloco de Agrárias da Unimar(Universidade de Marília).

Na quinta-feira passada, Danilo acompanhou o prefeito Vinicius Camarinha em São Paulo no encontro do Governo do Estado com municípios para discutir ações visando evitar uma nova epidemia de dengue. “Segundo as estatísticas da Secretaria Estadual da Saúde, 85% dos municípios paulistas tiveram casos de dengue em 2015. Apesar do inverno, a incidência continua em várias cidades. Em Marília,  a situação está sob controle e a  Prefeitura vai continuar comandando as ações preventivas. A prefeitura tem acompanhado essas medidas de controle permanente e aguardamos também retaguarda por parte da União e do governo estadual. A preocupação é a incidência do vírus no Estado já que Marília é um polo regional de circulação de pessoas”, comentou Danilo.

Ele destaca que será essencial o envolvimento da população com as medidas preventivas. A nebulização e ações do BCC(Bloqueio e Controle de Criadouros) já aconteceram recentemente no Nova Marília e Vila São Miguel, havendo também previsão para outros bairros como, Argolo Ferrão, Jardim Marília, Vila Hípica, Jardim Guarujá, Chico Mendes, Chácara Eliana, Alto Cafezal,Palmital e Jóquei Clube, além do centro da cidade..

“Sabemos que os ovos do mosquito Aedes Aegypti, ao serem depositados em qualquer recipiente, sobrevivem por mais de um ano e que existe a possibilidade de introdução de novos sorotipos de dengue e até de novas doenças graves, como a febre chikungunya e a zica virose. Além disso, a presença de criadouros do inseto pode gerar mais riscos no momento em que retornar o período chuvoso e também situações difíceis de serem controladas pelas equipes de profissionais de saúde. Por isso, precisamos ficar vigilantes e sempre atentos no combate ao mosquito. A chuva que tem caído também favorece a proliferação. A população precisa ajudar no combate aos criadouros do mosquito”, finalizou Danilo Bigeschi.

Fotos: Wilson Ruiz