08 JUL 2015
PARCERIAS
Imagens da Central de Videomonitoramento serão compartilhadas com o Comando do Policiamento em São Paulo

Em funcionamento desde o dia 29 de junho, em caráter experimental, a Central de Videomonitoramento montada no piso térreo da Prefeitura Municipal já é uma realidade. Nesta terça-feira (07), o capitão Danilo Marcelo Callegari e o tenente Edgar Pinezzi de Melo, da Diretoria de Telemática da Polícia Militar, estiveram em Marília para acompanhar o trabalho do novo serviço e ainda iniciar o compartilhamento das imagens captadas na cidade com o Comando de Policiamento do Interior, na capital.

“É uma grande iniciativa, na verdade, uma tendência em todo o Estado e fundamental para a segurança da população. O compartilhamento de imagens com a Polícia Militar traz grandes benefícios para o planejamento de estratégia para a instituição, principalmente. Agiliza ainda o trabalho nas ruas, coloca as viaturas nos locais dos fatos com o objetivo de diminuir a criminalidade. O detalhe interessante é a possibilidade do compartilhamento dessas imagens junto à sede em Bauru ou até em São Paulo, no Comando do Policiamento do Interior, na verdade, em qualquer lugar onde a Polícia Militar tenha acesso”, afirmou o capitão Callegari.

Capitão Callegari informou que o compartilhamento será permanente. “Com foco no policiamento desta região, mas posteriormente podendo ser utilizado pelo comando. A importância dessas imagens também está na segurança do policial que receberá rapidamente as informações da central antes de chegar no local da ocorrência”.

O policial destacou ainda que a vinda dele para Marília também faz parte dos preparativos para a inauguração, que deverá acontecer em breve e com a presença do governador Geraldo Alckmin.

A Central de Videomonitoramento é composta por câmeras de grande potência, iguais às instaladas em São Paulo, com ângulo de 360º e alcance de até seis quilômetros. Trata-se de uma parceria entre o município e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar. “A segurança pública é dever do Estado, mas os municípios devem colaborar e é exatamente o que estamos fazendo, investindo na tecnologia. É um serviço de última geração. Segundo dados do Governo do Estado, uma câmera como essa tem abrangência equivalente a 12 policiais, com ação preventiva muito importante”, destacou o prefeito de Marília, Vinicius Camarinha.

A implantação de todo o projeto representará um investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão e só foi possível graças ao excelente relacionamento entre o prefeito Vinicius e o governador Geraldo Alckmin. O Governo liberou, através de um convênio, R$ 1 milhão, também graças a uma emenda do deputado estadual Samuel Moreira e a Prefeitura entrou com a contrapartida de R$ 400 mil.

Fotos: Wilson Ruiz