24 JUN 2015
ADMINISTRAÇÃO
Central de Videomonitoramento: policiais militares participam de curso de capacitação em Marília

Policiais Militares do 9º Batalhão do Interior, com sede em Marília, participaram na manhã desta terça-feira (23), de um curso de capacitação – promovido pela empresa Sillis, para conhecimento do sistema operacional que será utilizado na central de videomonitoramento da Prefeitura de Marília.

“Este treinamento teve a duração de quatro horas e o seu objetivo foi de apresentar o nosso sistema operacional e mostrar as ferramentas que ele possui. A tecnologia que será empregada no município é de última geração. A Polícia Militar já o utiliza na capital paulista e ele permite uma integração multi-sites, ou seja, consegue agregar vários ambientes (imagens de rodovias, de áreas urbanas, entre outras) numa mesma central de monitoramento. E Marília poderá também, em breve, ser inserida em toda esta ação estadual de segurança pública”, destacou Marcel Minotelli, diretor técnico da empresa Sillis. E acrescentou. “O próximo passo será uma operação assistida, com duração de um mês, em que os policiais militares poderão esclarecer dúvidas com os técnicos da nossa empresa”.

Segundo o 1º tenente da Polícia Militar em Marília, Rolando Gago Júnior, que coordena os trabalhos de treinamento dos militares na central de videomonitoramento, a nova tecnologia será fundamental para o policiamento do município. “É um ferramenta on-line que está chegando numa boa hora, pois vai ajudar bastante as nossas equipes de trabalho em ocorrências policiais por toda a cidade”, frisou o 1º tenente.

Parceria com o Estado

O projeto da central de videomonitoramento é uma parceria entre Prefeitura de Marília e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar e tem o objetivo de garantir mais segurança à população.

“A central era um compromisso de governo e estamos colocando em prática, com isso vamos dar uma importante contribuição à segurança pública, num sistema de inteligência, vamos ter nos principais pontos da cidade câmeras de alta resolução com alcance de até 6 km para fazer esse trabalho preventivo”, ressaltou o prefeito Vinicius Camarinha.

A central de videomonitoramento fica no piso térreo da Prefeitura. A implantação de todo o projeto representará um investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão e só foi possível graças ao excelente relacionamento entre o prefeito Vinicius e o governador Geraldo Alckmin. O Governo liberou, através de um convênio, R$ 1 milhão, também graças a uma emenda do deputado estadual Samuel Moreira e a Prefeitura entrou com a contrapartida de R$ 400 mil.

As câmeras que serão utilizadas no sistema de monitoramento são de última geração. De acordo com o secretário municipal da Administração, Marco Antônio Alves Miguel, “os equipamentos são os mesmos instalados em grandes cidades de países desenvolvidos, como Inglaterra e Estados Unidos. Em breve, acreditamos que o serviço já estará em funcionamento no nosso município”.

Fotos: Lígia Ferreira