24 MAR 2015
PARCERIAS
Prefeitura e Corpo de Bombeiros promovem carreata na abertura da Semana Estadual de Combate à Dengue

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – e o Corpo de Bombeiros promoveram nesta segunda-feira (23/03), uma carreata para a abertura oficial da “Semana Estadual de Mobilização Social para o Controle da Dengue”. A ação de mobilização da população para o combate à doença contou também com o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra e dos agentes de trânsito da Emdurb.

“Nós estamos apoiando a Prefeitura nesta ação de prevenção e combate ao mosquito. Além desta carreata, realizaremos uma outra no sábado, conscientizando os moradores sobre os riscos da doença. Também temos disponibilizado o telefone 193 para as denúncias de imóveis que apresentam criadouros do mosquito”, comentou o Tenente Diogo Oliveira Pecoraro, do Corpo de Bombeiros.

“Para a nossa Secretaria da Saúde é extremamente importante ter a participação de instituições, como o Corpo de Bombeiro e o Tiro de Guerra – que possuem uma grande credibilidade perante à sociedade – nesta ação social. Sabemos que, cerca de 90% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão dentro dos imóveis – residenciais e comerciais. Portanto, é necessário que a população continue, durante todo o ano, nos ajudando a combater a doença”, frisou Luiz Takano, secretário municipal da Saúde.

No total, cerca de 20 mil panfletos da campanha “Todos contra a Dengue” foram distribuídos nas ruas e avenidas do centro da cidade e também na zona Sul. “Fizemos questão de participar desta atividade com aproximadamente 30 atiradores. O Tiro de Guerra faz parte da comunidade e, por isso, não poderia deixar de atuar neste trabalho de conscientização da população”, comentou o Sargento Cláudio Menezes, do Tiro de Guerra de Marília.

A Semana de Mobilização Social para o Controle da Dengue é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado e seu objetivo é fazer com que toda a população do estado de São Paulo esteja simultaneamente eliminando os criadouros do mosquito transmissor da dengue, em suas residências e locais de trabalho.

Em Marília, além da carreata, outras atividades foram planejadas até o dia 28 (sábado), pela Secretaria Municipal da Saúde, para conscientizar à população sobre a importância do combate à doença: parceria com a Secretaria da Educação, na mobilização dos alunos da rede municipal de ensino: trabalho pedagógico (montar planilha e levar para casa e preencher com os pais; produção de textos para a montagem de painéis por região da cidade e a fixação nos principais supermercados); vistoria e orientação dos profissionais da saúde em todos os prédios públicos do município; estande com agentes comunitários – distribuição de material e orientação à população em 11 pontos estratégicos da cidade (quinta-feira na Feira Noturna; sábado: Tauste Norte/Sul, Confiança, Kawakami, Preço Certo, Pão de Açúcar, Camelódromo; Rua São Luiz (esquina Riachuelo), Shopping Esmeralda e Marília Shopping); e veiculação de um vídeo educativo sobre a dengue nos cinemas e nas emissoras de TVs.

“Nós estamos fazendo a nossa parte e promovendo diversas ações de combate ao mosquito da dengue. Além de campanhas de conscientização, nossos agentes de saúde estão realizando visitas periódicas para o bloqueio e controle de criadouros; temos frentes de trabalho agindo na nebulização das regiões Norte e Sul da cidade e nos distritos; estamos promovendo vistorias e autuações em imóveis abandonados, entre outras atividades. Reiteramos que o  apoio da população é fundamental para que possamos eliminar os criadouros e vencer esta batalha”, destacou Danilo Bigeschi, diretor técnico da Secretaria Municipal da Saúde.

O presidente do Comsul (Conselho das Associações de Moradores da Zona Sul), Amaury Gonzaga, também prestigiou a solenidade de abertura no Corpo de Bombeiros.

Fotos: Wilson Ruiz