10 DEZ 2014
PARCERIAS
Prefeitura e Sírio-Libanês promovem cerimônia de formatura dos cursos de especialização do SUS

Profissionais da saúde de Marília e região participam nesta quinta-feira (11), às 14 horas, no Anfiteatro das Ciências Agrárias – Bloco VIII da Unimar (Universidade de Marília), da cerimônia de encerramento dos Cursos de Especialização em Regulação, Gestão da Clínica e Educação na Saúde para Preceptores do SUS (Sistema Único de Saúde) – desenvolvidos pelo Ministério da Saúde e o Instituto Sírio–Libanês de Ensino e Pesquisa.

As atividades de especialização compõem uma das estratégias educacionais do Projeto de Apoio ao SUS. O projeto foi realizado na região de Marília em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Diretoria Regional de Saúde (DRS) e instituições de educação da região como Famema, Unimar, Unesp, entre outras.

No total, 128 profissionais da saúde participaram dos cursos de capacitação. “Na área da saúde, uma das prioridades da atual administração é continuar investindo em projetos de capacitação profissional, nas reformas e ampliações das unidades de saúde, na contratação de mais médicos, entre outras iniciativas. Tudo isto está sendo feito, por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, para melhorar cada vez mais o atendimento da nossa população”, afirma Luiz Takano, secretário municipal da Saúde.

O programa foi iniciado em abril deste ano, por meio da condução de 09 facilitadores (profissionais de saúde do município) – que também passaram por uma seleção e capacitação anteriormente ao início do projeto. Mensalmente, eles se encontravam com os especializandos para o processo de aprender a entender situações; refletirem sobre o cotidiano; e transformarem suas práticas. No transcorrer do curso, os profissionais da saúde em grupos utilizaram ferramentas do Planejamento Estratégico Situacional no intuito de eleger problemas locais e um plano de ação para cada caso selecionado.

Os especializandos, no encerramento dos cursos, elaboraram um projeto para ser aplicado no âmbito do SUS, auxiliando na transformação necessária para o melhor cuidado em saúde – do município de Marília e região. Finalizado esta etapa, os alunos estarão envolvidos no decorrer do dia, apresentando 14 projetos elaborados por eles, para os gestores, autoridades e comunidade, com atividades lúdicas e artísticas no período da manhã e científicas no período da tarde, resultado dos projetos de intervenção nas práticas do SUS.

Ensino Inovador

Os cursos, desenvolvidos pelo IEP/HSL junto com as equipes do Ministério da Saúde, são organizados segundo uma abordagem construtivista da educação de adultos e utilizam estratégias educacionais inovadoras, incluindo a aprendizagem baseada em problemas e também em equipes, portfólio reflexivo, oficinas de trabalho, a educação à distância, avaliação por competência, dentre outras.

Todos os cursos originam projetos aplicativos de intervenção na realidade, construídos coletivamente e focalizam problemas ligados à vivência concreta dos participantes. Ao término dos seus cursos, os profissionais são capazes de atuar como disseminadores do aprendizado obtido, permitindo que os programas de formação ganhem em escala e abrangência dentro da rede de atenção.

O curso de especialização “Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde” capacita os profissionais em gestão da clínica, permitindo maior compreensão das diferentes modelagens de atenção à saúde e utilização de ferramentas que permitam melhoria na qualidade do serviço e no atendimento às necessidades do paciente, da família e dos grupos populacionais do município.

O curso de “Regulação em Saúde no SUS”, possibilita a compreensão da importância da regulação em saúde, para a incorporação e utilização de dispositivos, ferramentas e tecnologias voltados à garantia de acesso e integralidade do cuidado à saúde.

Em “Educação na Saúde para Preceptores do SUS”, os profissionais são capacitados a orientar as atividades educacionais com graduandos e profissionais técnicos ou em pós-graduação, para o desenvolvimento do perfil necessário em promover a integralidade do cuidado e a igualdade de atenção à população.

Foto: Wilson Ruiz