26 MAR 2014
AGENDA CULTURAL
Aniversário: Prefeitura e Hotel Estoril realizam exposição sobre a história de Marília

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Cultura – e o Hotel Estoril promovem entre os dias 4 de abril e 4 de maio, a “Exposição Marília, o Estoril conta sua história”.

A abertura oficial do evento – que faz parte das comemorações de 85 anos do município – será realizada no próximo dia 2 de abril (quarta-feira), às 20h30, no Hotel Estoril, localizado na Rua São Luiz, 139 – área central de Marília. A exposição tem entrada franca.

O objetivo da mostra é preservar a história e memória do município que vive em contínuas e constantes mudanças na área urbana com demolições para receber novas construções, alterações de fachadas de prédios mais antigos, reformas, e também mostrar para as novas gerações um pouco do que já foi Marília – possibilitando ver paisagens que já não existem mais.

Os visitantes poderão apreciar obras que retratam desde igrejas, o Mercado Municipal, a Indústria Matarazzo, a antiga e primeira Estação Rodoviária de Marília – sendo inclusive a primeira no Brasil, casas antigas que já foram demolidas e receberam novas construções, fábricas, o extinto Cine Marília, o Lago do Jardim Aquarius, entre outras.

“Os artistas participantes – muitos deles premiados em Salões de Arte, professores e alunos de Ateliês gostam muito deste tipo de exposição, pois é uma maneira de aglutinar informação valiosa de Marília através das artes”, afirma Taís Monteiro, secretária municipal da cultura.

Os artistas plásticos convidados para a exposição são: Ângela Capriolli, Belém, Cláudio Dutra, Eliana Paulina Trevizo, Maria Clara Lopes Pereira, Marly Julieta Zeminiani, Sérgio Doretto e Wania Lombardi, além de apresentar obras do acervo da secretaria municipal da cultura – A. Brandt, Braz Alécio, Cleusa Novak, Jorge Souza, Juracy Neris, Lourdes Pereira, Maria Eugênia Tanuri Caetano, Odécia Panetini Pinheiro, Raphael Dutra, Sônia Lombardi e Tamie Tanabe.

“No ano retrasado, eu participei do Salão realizado pela Cultura e fiz questão de retratar o próprio prédio da Galeria Municipal de Artes – que foi inaugurada em junho de 2011. Tive o prazer de participar do lançamento e conheci o prédio desde a época da Menphiz que lá funcionou por longos anos”, comenta Lourdes Pereira, uma das expositoras da mostra.

Preservação e Arte

Paralelamente, a secretaria municipal da cultura iniciou um Projeto de Preservação da Memória e da História do Município – onde lança um desafio a empresas, faculdades e estabelecimentos comerciais para que permitam ser perpetuados numa tela de artes a ser pintada por um artista e adquirida por um valor único de R$500,00 – que serão pagos diretamente para o artista. O próprio Hotel Estoril, o Colégio Sagrado Coração, a UNIMAR, entre outras, já aderiram ao projeto.

“Este projeto é muito importante, pois além de preservar a história da cidade, ainda serve como incentivo ao trabalho dos artistas, os quais merecem todo nosso apoio”, ressalta Taís Monteiro.

Os interessados em obter uma obra de arte personalizada com a imagem da empresa, faculdade ou comércio devem entrar em contato com Denise Justino, pelo telefone (14) 3402-6600.

Serviço:

Coletiva para a Imprensa com Artistas Plásticos

“Exposição Marília, o Estoril conta sua história”.

Data: 31 de março (segunda-feira)

Horário: às 9h30

Local: Hotel Estoril (Rua São Luiz, 139)