20 DEZ 2013
Natal Iluminado resgata tradição e presenteia população com cultura e premiação

Revivendo as tradições do Natal, difundindo o espírito de fraternidade, respeito e amor ao próximo e com o objetivo de tornar a cidade mais bela para as festividades natalinas, a Prefeitura Municipal de Marília por meio da Secretaria Municipal de Cultura realiza o “Natal Iluminado 2013”.

A programação teve início no dia 6 com o acionamento da iluminação pública e decoração do prédio da Prefeitura e Câmara Municipal, Praça Saturnino de Brito e a Praça das Bandeiras e segue até sexta-feira.

A novidade da decoração ficou por conta das luzes e tubos de led instalados na seringueira, bem como o Presépio com personagens bíblicos em tamanho natural.

O espaço decorado virou obrigatório ponto turístico, atraindo famílias que frequentam as praças para tirar fotos e guardar de lembrança.

A parceria com O SBT e a participação do município no programa SBT na Praça, foi outra importante diferencial. O evento aberto à comunidade contou com brinquedos infláveis para a garotada e para os pais foi oferecida uma tarde de beleza gratuita com manicures e cabeleireiros profissionais melhorando a auto-estima da população.

Ainda dentro da programação do Natal Iluminado, a pedido da secretaria da Cultura, Marília recebeu no dia 12 a Carreata da Coca-Cola, com parada no entroncamento das Avenidas Sampaio Vidal e Rio Branco.

Além disso, mantendo a tradição, a programação cultural foi composta de apresentação de orquestras, corais, danças, e uma novidade, o Presépio Vivo com a Cia.Corpus se apresentam para abrilhantar o Natal, em frente a Biblioteca Municipal.

Concurso – Depois de mais de uma década, a administração Municipal resgatou o Concurso de decoração natalina residencial denominado “Minha casa é um encanto de Natal” a fim de incentivar a população a decorar suas fachadas, postes e árvores próximas tornando a cidade mais bela para as festividades natalinas.

Conforme explicou a assessora técnica da secretaria da Cultura e responsável pela programação do Natal Iluminado, Denise Campos, a expectativa é que o concurso volte a ser uma tradição, com uma participação cada vez maior. “Conseguimos uma TV de Led42”, bicicleta, kits de perfumes, Kits de alimentos, aulas gratuitas em Ateliê, hospedagem com direito a café da manhã em hotel, tablets, ensaio fotográfico e book, um ano de internet grátis, banho de Shopping, e outros prêmios. Foi uma retomada importante. Esperamos que a participação aumente a cada ano e cidade ganhe ainda mais com isso”, afirmou.

Segundo a Secretária de Cultura, Taís Monteiro, a Comissão Organizadora definiu premiações para as cinco melhores decorações, com os critérios de avaliação: originalidade e criatividade, harmonia e estética do conjunto, iluminação, cores e formas e impacto visual da decoração diurna e noturna.

O prefeito Vinícius Camarinha destacou a importância de a Prefeitura manter a tradicional programação de natal. “O importante é não deixar a data passar em branco e oferecer aos nossos marilienses e população da região que visita nossa cidade nesta época do uma programação voltada à família, valorizando os artistas da cidade. Fizemos uma decoração dentro da realidade da administração. Natal é uma festa da família, de amor, paz e união. Cumprimentamos a equipe da Secretaria da Cultura pela organização deste evento”, destacou o chefe do Executivo.

Nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, em frente à Biblioteca Municipal,  haverá apresentação da Cia. Corpus “Presépio Vivo” e na sequência apresentação do Coral Infantil “Amor de Mãe”, Cia de 4 Dança César Pispori e do Papai Noel e seu violino mágico.

Fotos Divulgação