30 SET 2013
Secretaria de Planejamento Urbano estuda intervenções urbanas

A partir do crescimento e desenvolvimentos das cidades, a mobilidade urbana passou a ser vista como tema imprescindível para a qualidade de vida da população. Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano, Marília, acompanhando esse crescimento, necessita de um olhar atento a essa questão. Pensando nisso a Secretaria vem estudando importantes intervenções urbanas, entre elas a implantação de vias marginais e diversas  interligações, como: Bairro Maria Izabel com Parque das Esmeraldas II (passando pela Represa Cascata); Luiz Egidio Cerqueira Cezar (Figueirinha) com Bairro Janio da Silva Quadros e a interligação do Jardim Bandeirantes,  com Jardim Cavallari (interligando Argolo Ferrão, Jardim Califórnia, Bela Vista, Paraíso e Chico Mendes).

O estudo prevê ainda o alargamento e implantação de dispositivos viários na Avenida Ermelinda C. Sanches Casarini, entre a Rua Amador Bueno e Avenida Maria Fernandes Cavallari; Avenida Marginal Dr. José Guimarães Toni Prolongamento (interligando Jardim Bandeirantes / Jardim America e Alça de acesso ao Marília Shopping); abertura de Marginal na SP-294,  entre a BR-153 trevo da empresa Coca Cola, Kibon; abertura de marginal na SP-294, interligando a Rua Presidente Roosevelt e Jardim Acapulco.

O objetivo é evitar o trânsito das pessoas na rodovia; desafogar o trânsito; facilitar o tráfego de pedestres; facilitar o acesso para os bairros; diminuir o tempo de um ponto ao outro; aumentar a segurança; dar acesso aos futuros loteamentos e favorecer o crescimento ordenado da cidade.

Segundo o Secretário de Planejamento Urbano, Valdemir Pimentel, através desse estudo de mobilidade urbana e da nova Lei de Zoneamento que irá contemplar a centralidade das regiões, inserindo comércio e serviço nas vias arteriais, a população sentirá as mudanças e as melhorias tanto na fluidez do trânsito, quanto na segurança para os pedestres.