19 JUL 2013
Rede municipal de saúde atinge meta de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde concluiu com sucesso a campanha de vacinação contra a Poliomielite atingindo 95% de cobertura das crianças de seis meses a menores de cinco anos, num total de 11.422 crianças imunizadas.

A Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos, através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas e provocar paralisia.

A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo e através da corrente sanguínea pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.

A poliomielite foi praticamente erradicada do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzida nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos, assim como manter atualizadas as cadernetas de vacinação de todas as crianças até cinco anos de idade. O esquema de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde é de três doses (1ª dose – Injetável: aos dois meses de idade; 2ª dose – Injetável: aos quatro meses de idade: 3ª dose: Oral: aos seis meses de idade), mais duas doses de reforço (aos 15 meses e aos cinco anos de idade).

De acordo com o secretario Municipal de Saúde, Márcio Travaglini, a meta foi atingida graças a um trabalho dedicado das equipes das unidades de saúde. “A dedicação das nossas equipes de saúde apoiadas pela Divisão de Vigilância Epidemiológica e a conscientização dos pais permitiu a excelente cobertura vacinal contra a Poliomielite”, ressaltou.

Investimentos – Segundo o secretário de Saúde, o Prefeito Vinicius Camarinha tem dado total prioridade para área da saúde, e nestes seis meses além da reorganização administrativa da secretaria, da aquisição de novas viaturas para o SAMU, de investimentos na compra de medicações que no inicio do ano faltavam nos estoques, nos próximos meses 11 unidades de saúde deverão iniciar obras de reforma e ampliação e deverão também receber novos equipamentos e um novo mobiliário adequando os ambientes para o trabalho dos servidores públicos e para melhor atender a população.