27 MAI 2013
Saúde se reorganiza para atender com mais qualidade os pacientes das unidades

A Secretaria Municipal da Saúde anunciou esta semana mudanças importantes para melhorar a qualidade de atendimento das unidades. Além da recuperação da estrutura física, a pasta está concluindo a formação de departamentos e retomando discussões sobre o problema das filas e direcionamento das vagas enfrentado pelos pacientes.

“São movimentos importantes que estamos fazendo na Secretaria Municipal da Saúde”, afirmou o responsável pela pasta, Márcio Travaglini. Segundo ele, a secretaria está recuperando a estrutura física das unidades, bem como realizando a reposição de equipamentos e mobiliários que em muitos casos tem mais de 20 anos de uso e precisam ser repostos.

De acordo com o Secretário da Saúde não basta ter apenas unidades mais organizadas ou estruturadas, é necessário também trabalhar outras questões importantes, como a conclusão da formulação de departamentos na secretaria, a continuidade ao plano de recuperação dos veículos e a retomada na discussão sobre as filas e o redirecionamento das vagas. Além disso, a secretária já iniciou projeto de acompanhamento junto às unidades para melhorar a forma com que as equipes atuam na comunidade.

Travaglini salientou ainda que a secretaria e sua equipe de diretores têm estado com os agentes comunitários, gerentes e profissionais da área responsáveis pelas 46 Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família e toda a equipe administrativa apresentando a situação atual do governo municipal, o processo de recuperação econômica e os novos procedimentos para que o setor possa aos poucos acolher melhor as pessoas.

Nesse sentido a secretaria já adquiriu uma quantidade significativa de medicamentos, abastecendo desta forma as unidades de saúde. O Secretário explicou ainda que por problemas dos fornecedores, os medicamentos Biperideno e Lozartana estão em falta, mas o abastecimento deverá ser normalizado em breve.

Balanço – Conforme afirmou o responsável pela pasta, nestes quatro meses de trabalho, o quadro crítico encontrado pela administração, começa a melhorar através de ações e medidas emergenciais adotadas pela gestão do prefeito Vinícius Camarinha.

No primeiro quadrimestre foram recuperados 20 veículos que estavam sucateados e empenhados mais de R$ 1 milhão em compra de medicamentos. Além disso, está em fase final o processo de licitação para garantir o atendimento 24horas do RX do PA da zona Norte.

Travaglini ressaltou também que a licitação inicialmente feita em caráter emergencial para atender os pacientes que necessitavam dos exames de Raio X, passará  partir de julho ser fornecido regularmente para a toda a população no laboratório da Unimar. O processo de licitação já foi aberto.  “O tamanho do problema é grande, mas já estamos colhendo frutos do trabalho realizado”, disse.

Foto Wilson Ruiz