07 OUT 2019
ETE
Prefeitura já realizou Feira Ambiental em 15 das 19 escolas de ensino fundamental

Dia 30 de novembro será promovida uma Feira Ambiental Municipal, que movimentará todas as comunidades escolares da rede municipal

Das 19 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), 15 delas já realizaram a Feira Ambiental do Projeto Social da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), promovida pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com apoio da Secretaria Municipal da Educação.

As quatro exposições que faltam acontecerão nos dias 18 e 19 de outubro nas seguintes unidades escolares: Nicácia Garcia Gil (dia 18, das 10h às 12h); Paulo Freire (dia 18, das 14h às 16h); Geralda Vilardi (dia 19, das 10h às 12h) e Chico Xavier (dia 19, das 13h30 às 15h30).

Com a finalização dos eventos nas Emefs, a Prefeitura de Marília vai promover uma grande Feira Ambiental Municipal, que movimentará todas as comunidades escolares da rede municipal, no próximo dia 30 de novembro, no ginásio do CMEEC (Centro Municipal Educacional Esportivo e Cultural) Profª. Neusa Maria Bueno Ruiz Galetti, na avenida Santo Antônio.

Confira as últimas feiras realizadas:

Emef Nélson Gabaldi – Na tarde de sexta-feira (4), os trabalhos realizados pelos alunos, em decorrência do tema “Coleta Seletiva: o que você pode fazer com o seu lixo?”, foram organizados em uma grande Feira intencionando a divulgação à comunidade.

Houve exposição de cartazes, maquetes, painéis, materiais produzidos (reaproveitamento de sobras de giz de cera e óleo usado; confecção de brinquedos com descartáveis) e realização de outras ações como oficina de boneca (reaproveitamento de tecidos), explicação do uso dos latões de coleta seletiva e a compostagem produzida nas Oficinas de Enriquecimento Curricular.

Realizaram uma oficina com boneca Abayomi em que os visitantes, além de conhecerem a origem da boneca, aprenderam a confeccioná-la e levaram para casa. A oficina contou com a participação de muitas pessoas e, enquanto não acabaram os retalhos de tecido não parou.

Inspirados pela tradição dessa arte histórica, os alunos dos 4ºanos tiveram a iniciativa de desenvolver uma oficina de produção dessa boneca na nossa Feira Socioambiental, com o objetivo de reutilizar tecidos que seriam descartados de forma incorreta. São ações práticas como essa que visam aliviar um pouco o Meio Ambiente desses resíduos que levam anos para serem decompostos.

Tiveram também um cantinho para registro de fotos e um espaço para refletir sobre os impactos ambientais devido à ação humana.

Emef Américo Capelozza – Desenvolveram as seguintes temáticas: sustentabilidade, reciclagem, reflorestamento, saneamento básico, recursos hídricos, coleta seletiva e as obras da estação de tratamento de esgoto das bacias Barbosa, Palmital e Pombo.

Segundo a direção da escola, as atividades alcançaram toda a comunidade escolar e houve o envolvimento de todos os alunos.

Inspirado pelo projeto um dos alunos da escola compôs a música “Reciclar é uma verdade”.

A exposição focou muito na fabricação de brinquedos com material reciclável, dentre os quais se destaca cata-vento, porta treco, ovelha com restos de lã, dentre outros.

Emef Olímpio Cruz – Durante os últimos meses os alunos do 4° ano estiveram estudando e refletindo sobre o meio ambiente, projeto desenvolvido em parceria com a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social que teve como início a compreensão sobre as estações de tratamento de esgoto que estão sendo concluídas na nossa cidade.

Durante o projeto outros temas também foram estudados, como: lixo, reciclagem, reutilização e compostagem orgânica. Neste processo muitos trabalhos foram desenvolvidos como maquetes, filtros de água, papel reciclado e até uma horta.

Neste sábado, dia 5, as partir das 13h30 foram apresentados esses trabalhos na I Feira Socioambiental da Emef Olimpio Cruz . Os visitantes receberam brindes e concorreram a uma muda frutífera no final do evento.

Montaram uma maquete com o processo de fabricação de papel desde o plantio do eucalipto até a fabricação do papel.

Fizeram uma oficina de fabricação de papel reciclado que funcionou durante toda a feira.

Uma das professoras comentou que o projeto foi muito importante, pois além de contribuir para o aprendizado das crianças ainda contribuiu para melhorar o comportamento.

Fizeram uma horta que está sendo cuidada pelas crianças, cuja produção é utilizada na alimentação deles.

Também fizeram o cantinho do descanso com várias mudas de plantas e banquinhos para descansar e registrar o momento.

“A I Feira Socioambiental realizada hoje foi uma pequena mostra do grandioso trabalho realizado por nossos professores, com o apoio das famílias, no desenvolvimento desse projeto que proporcionou muito aprendizado aos nossos alunos. Queremos agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para a concretização e sucesso desse projeto.”

07/10/2019