13 AGO 2020
ETE
Marília é destaque nacional pela eficiência no Tratamento de Esgoto
Investimentos em saneamento básico fizeram o município de Marília saltar em ranking sobre saneamento

Após investir em áreas esquecidas por antigas gestões, Marília destaca-se em nível nacional, resolvendo problemas enfrentados há décadas pela população.
“Em apenas três anos, o município de Marília passou de uma das piores cidades no quesito saneamento básico para uma cidade que caminha rumo à universalização do serviço de tratamento de água e esgoto”, inicia destacando o jornal Estado de Minas (www.em.com.br).
No ranking elaborado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Marília recebeu nota 2,33 em 2017. Em 2020, a nota pulou para 383,47.
O prefeito Daniel Alonso lembra que esses projetos eram prioridades em sua gestão, antes mesmo do Marco Legal do Saneamento ser aprovado. “Marília sofria há anos pela falta de saneamento básico, e isso trazia problemas de saúde à população e afastava investidores. Gestões anteriores prometeram as obras, mas não cumpriram, e muito dinheiro foi consumido nestes projetos, que não saiam do papel e tornou-se escândalo nacional com investigações sobre corrupção através da operação “Lava Jato”.
“Com gestão eficiente e transparente tornamos realidade este sonho dos marilienses e hoje colhemos os frutos do trabalho realizado. Os índices comprovam isso e lembro que ainda não inauguramos a bacia da Estação de Tratamento do Palmital, o que elevará ainda mais essa pontuação”, afirmou Daniel Alonso.
O chefe do Executivo lembra que esta é uma conquista do povo de Marília e região, já que o esgoto era lançado in natura nos rios que abastecem municípios vizinhos. “Mais de 90 municípios vizinhos foram beneficiados diretamente através destas Estações de Tratamento, reduzindo despesas no tratamento da água captada para consumo e garantindo melhorias à saúde de toda nossa região”.
Marília contará ainda em 2020 com 100% do tratamento de esgoto, sendo que as bacias do Barbosa e Pombo já estão em operação, e a bacia do Palmital está em fase de pré-funcionamento, a ser entregue ainda este ano, o que colocará a cidade no seleto grupo de municípios que possuem 100% de tratamento de esgoto, dando melhor qualidade de vida aos moradores.