21 OUT 2019
Campanha de Vacinação contra o Sarampo já levou 2,4 mil às unidades de saúde

Dados foram divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde nesta segunda-feira, dia 21; no sábado teve Dia D na rede básica

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, iniciada no dia 7 deste mês, que realizou “Dia D” – abertura das unidades ao sábado – no último dia 19, levou um total de 2.421 pessoas às unidades de saúde de Marília. O balanço foi divulgado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde nesta segunda-feira, dia 21.

O alvo, nesta etapa, são crianças que já completaram seis meses e têm menos de cinco anos de idade. Para essa faixa etária, a campanha segue até o dia 18 de novembro. A partir dessa data, o foco passa a ser adultos entre 20 e 29 anos.

No último sábado, a solenidade oficial do Dia D aconteceu na UBS (Unidade Básica de Saúe) com as presenças do prefeito Daniel Alonso; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso; e do secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá; entre outras autoridades.

A campanha acaba no dia 30 de novembro (sábado), quando está previsto novo “Dia D”, com unidades de saúde abertas excepcionalmente das 8h às 17h. Em todos os casos, é fundamental levar a caderneta de vacinação para a conferência das doses.

Nem todas as pessoas que procuraram os postos da saúde receberam a vacina, como explica a enfermeira Renata Rodrigues Plácido, responsável pela Sala Central de Vacina da Secretaria Municipal da Saúde.

“Há um intervalo de doses (30 dias) que precisa ser respeitado e também estamos verificando o esquema vacinal, antes de vacinar. Não é uma vacinação indiscriminada, mas com critérios. Por isso a importância da caderneta para conferência”, disse Renata.

O relatório da Saúde aponta que das 2.421 pessoas que compareceram às unidades, 19,12% necessitaram receber a vacina, ou seja, 463 crianças. As unidades mais procuradas foram: UBS Chico Mendes, USF CDHU/São Bento, UBS Planalto e UBS Costa e Silva.

CALENDÁRIO VACINAL

O Ministério da Saúde, conforme o calendário nacional, prevê a aplicação da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela.

Por orientação do órgão, ainda está valendo a chamada “dose zero”, para os bebês com menos de 12 meses e mais de seis. A dose não é contabilizada no calendário.

Contraindicação apenas para bebês com menos de 6 meses. A recomendação para os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e principalmente, procurar imediatamente um serviço de saúde ao qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.

Fotos: Mauro Abreu

21/10/2019
Campanha de Vacinação contra o Sarampo já levou 2,4 mil às unidades de saúde
Fotos da Notícia: Campanha de Vacinação contra o Sarampo já levou 2,4 mil às unidades de saúde