18 OUT 2019
PARCERIAS
Prefeitura premia vencedores da Olímpiada de Astronomia, Mostra de Foguetes e ‘Leãozinho Fiscal’

Prêmios incluem nove videogames PlayStation; alunos da rede municipal, educadores e representantes das instituições que realizaram os concursos participaram da cerimônia

A Prefeitura de Marília, por meio da secretaria municipal da Educação, realizou na manhã desta sexta-feira, dia 18, a Cerimônia de Premiação da 22ª OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, 13º MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes – e Concurso Cultural de Educação Fiscal “Leãozinho Fiscal”.

Foram entregues nove videogames PlayStation aos vencedores do concurso. Os prêmios reconhecem o empenho dos alunos do 5º ano de escolas municipais de Marília, envolvidos no programa no primeiro semestre de 2019.

Parceria reúne a Agência Espacial Brasileira, Sociedade Astronômica, a Receita Federal e a Prefeitura de Marília, com grande engajamento das diretoras e motivação dos alunos.

O auditor fiscal da Receita em Marília, Ivan Silveira Malheiros e o presidente da Sociedade de Astronomia de Marília, João Frasão, foram recebidos pelo secretário municipal da Educação, Helter Bochi, que representou também o prefeito Daniel Alonso. O legislativo participou da premiação, com a vereadora (servidora da rede), professora Daniela.

Participaram as Emefs “Amauri Pacheco”, “Antônio Ribeiro”, “Cecília Guelpa”, “Mário Covas”, “Myrtes Pupo”, “Nelson Gabaldi”, “Nivando Mariano” e “Olímpio Cruz”.

OBA E MOBFOG

A Olímpiada e a Mostra são eventos nacionais, realizados anualmente desde 1998, organizados pelas entidades referência. Os participantes recebem cerificados e os melhores colocados são premiados com medalhas.

O objetivo, como as demais olimpíadas de conhecimentos, é difundir a ciência na população, através da Educação e do diálogo com as futuras gerações de adultos. A OBA e a Mostra fomentam o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e afins.

‘LEÃOZINHO’ – EDUCAÇÃO FISCAL

Desenvolvido em parceria com a Receita, o programa trabalha a “Educação Fiscal”, com foco na função social dos tributos, para que os estudantes possam entender a acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Sobretudo, a iniciativa favorece a cidadania.

Para o auditor que representa o órgão na cidade, a escola – ao lado da família – tem um papel fundamental na garantia de um futuro sustentável para todos, pois, ao educar seus estudantes, tem a oportunidade de formar cidadãos críticos, conscientes e responsáveis.

VENCEDORES

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

Categoria Bronze

– Rafael Igor Ferreira de Souza (Nelson Gabaldi)