28 NOV 2019
INAUGURAÇÕES
Prefeitura inaugura oficialmente nesta sexta-feira novo prédio da UBS Cascata

Unidade de Saúde foi transferida de barracão precário na rua 9 de Julho para um moderno e amplo imóvel ao lado do Asilo São Vicente, quase esquina com a Vicente Ferreira

O prefeito Daniel Alonso e o secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá, entregam na manhã desta sexta-feira, dia 29, as novas instalações da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Luiz Augusto Pisani Lourenço”, no bairro Cascata, zona leste. Solenidade está marcada para as 9h com a presença de autoridades, servidores e usuários.
Com a construção de um amplo e moderno prédio na rua Cláudio Manoel da Costa, bairro Maria Izabel, o serviço acaba de ser transferido do barracão adaptado da rua 9 de Julho. O “improviso” durou 18 anos, até o prefeito Daniel iniciar o enfrentamento.
“Além de não ter ventilação, ser absolutamente impróprio para essa finalidade, aquele lugar tinha problemas sérios de infiltração. Fizemos reparos, melhoramos as condições, mas logo vimos que não teria outra alternativa a não ser um novo prédio”, disse o chefe do Executivo.
A nova UBS Cascata foi construída com planta adequada para o uso da Saúde, com total acessibilidade, espaços arejados, amplos e com localização privilegiada, próximo à Santa Casa de Marília e da avenida Vicente Ferreira, no centro do território atendido.
O prédio conta com consultórios médicos, odontológico, salas de acolhimento, inalação, coleta, procedimentos, serviços administrativos, recepção e sala multiuso. Os banheiros têm todos os recursos de acessibilidade, de acordo com as legislações atuais.
No local trabalham médicos (clínico geral, ginecologista, pediatra), dentista, equipe de enfermagem, Agentes de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, entre outros profissionais. O Cascata é também referência para a equipe do Consultório da Rua.

VALORIZAÇÃO
O secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá, explica que a UBS Cascata é uma das mais antigas da cidade e conta com muitos idosos em seu perfil populacional. O território é amplo, abrangendo parte da zona leste e grande porção da região central.
“É uma UBS muito querida da população de Marília e realiza um trabalho muito complexo, principalmente no controle de endemias, por ter muitos comércios e imóveis antigos. É muito procurada para vacinas e tinha urgência nesse investimento”, disse Mustafá.
Para a apoiadora da Atenção Básica responsável, enfermeira Cristiane Costa e Silva Menegucci, a melhoria das condições de trabalho acarreta também em “novo ânimo” para a equipe de trabalho, com impacto nos usuários.
“Observamos que a motivação dos profissionais é outra, porque agora temos melhores condições de atendimento. O usuário é recebido com mais conforto e reage positivamente já no acolhimento. A unidade está linda, recebeu decoração (adesivos coloridos), está mais alegre, um clima muito melhor para se trabalhar”, destacou a enfermeira.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM