03 DEZ 2019
EDUCAÇÃO
Chefe do Executivo assina renovação com o Programa “Jovens Empreendedores” do Sebrae
Foto pequena 0
Foto pequena 1
Foto pequena 2
Em 2020 iniciativa que dissemina a cultura empreendedora atenderá mais 1,5 mil alunos da rede municipal

O prefeito Daniel Alonso e o gerente do Escritório Regional do Sebrae em Marília, Ricardo Borgheresi Calil, assinaram nesta terça-feira, dia 3, o novo Termo de Adesão ao Programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”. Mais de 4,5 mil alunos da rede municipal já foram beneficiados nos três anos anteriores.

A assinatura aconteceu durante reunião no gabinete do prefeito e contou com a participação do secretário municipal da Educação, Helter Rogério Bochi; da supervisora de Educação, Rita Borghetti; da analista do Sebrae, Natali Batista Conrado; e do secretário adjunto de Planejamento Econômico, Rafael dos Santos Chacon.

O prefeito Daniel Alonso, que é empresário e tem afinidade natural com o tema, acredita que o programa agrega uma experiência enriquecedora às crianças. “Essa é uma oportunidade ímpar para os nossos alunos, oferecida pelo Sebrae, através de um material didático excelente, de aulas e de oficinas práticas. Temos que preservar a parceria”, disse.

O secretário municipal da Educação explica que a parceira completou o terceiro ano com muitos resultados. “Gerou muito conhecimento, mostrando aos alunos que é preciso ter sabedoria para lidar com finanças, que o dinheiro deve estar a serviço do bem-estar das pessoas e que é possível sonhar, valorizando capacitação e trabalho”, afirmou Helter Bochi.

O gerente do Sebrae na região conta que o programa existe desde 2000 e é sucesso nas localidades onde acontece. Em Marília, de forma inédita, chegou à rede municipal com uma proposta lúdica para os pequeninos, no primeiro ano da gestão do prefeito Daniel Alonso.

Ele explica que, após a capacitação do Sebrae, as professoras participantes passaram a levar às salas de aula teoria e prática. O objetivo é que o empreendedorismo seja um conceito natural para os estudantes desde cedo. “É um trabalho de longo prazo, no qual pensamos nas futuras gerações”, definiu o gestor da instituição parceira.

RESULTADOS

Desenvolvido em Marília para alunos entre o 1º e o 5º ano do Ensino Fundamental, o programa atingiu em 2019 um total de 4,5 mil crianças. Neste próximo ano serão acrescidos mais 1,5 mil alunos. O gestor explica que os materiais didáticos são progressivos, de acordo com o desenvolvimento do aluno.

Na sexta-feira, dia 29, a Secretaria Municipal da Educação e o Sebrae realizaram a última feira do programa em 2019. O evento aconteceu na quadra da Emef “Professor Nelson Gabaldi”, no bairro Comerciários.

A expansão do “Jovens Empreendedores“ é uma meta do prefeito Daniel Alonso. “Essa parceria fez parte do nosso plano de governo. Dar essa oportunidade para as crianças é um sonho que estou realizando. Eu não tive essa oportunidade na escola, mas desde cedo procurei conhecimento e assim construí minha carreira como empreendedor”, ressaltou o chefe do Executivo.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM