15 MAI 2019
PARCERIAS
Projeto itinerante de Biometria acontecerá na Emef Paulo Freire de 27 a 31 de maio

Justiça Eleitoral espera fazer o cadastramento biométrico de aproximadamente 1.000 eleitores na escola

O projeto itinerante de Biometria será realizado de 27 a 31 de maio, das 10h às 16h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Paulo Freire, que fica na rua José Cunha de Oliveira, 50, no Jardim Teotônio Vilela, zona sul da cidade.

O evento, promovido pela Justiça Eleitoral, terá apoio total da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, e da Câmara Municipal, através da vereadora Profª. Daniela, que é vice-diretora da escola.

O objetivo principal do projeto, de acordo com a chefe do Cartório Eleitoral da Zona 70, Karina Marcussi Gomes, é atingir a população carente da região sul da cidade, principalmente dos bairros mais próximos à Emef Paulo Freire, realizando a biometria de aproximadamente 1.000 eleitores.

“O cadastramento biométrico será obrigatório em Marília já para as eleições de 2020 e os eleitores têm até o dia 19 de dezembro de 2019 para fazer a chamada biometria. Com o projeto itinerante, a gente traz economia para o eleitor, que não precisará se deslocar até o Cartório Eleitoral. Além disso, através de portaria assinada pelo juiz Ernani Desco Filho, haverá isenção de multas para os eleitores que compareceram ao projeto itinerante. A nossa expectativa é realizar o cadastramento de cerca de 1.000 eleitores”, afirmou a chefe do Cartório Eleitoral da Zona 70.

Karina Gomes orienta os eleitores da zona sul a comparecerem no período de 27 a 31 de maio à Emef Paulo Freire. “Basta o eleitor comparecer à escola levando um documento com foto e um comprovante de residência. O cadastramento biométrico é rápido, gratuito e obrigatório, além de evitar que tenha qualquer tipo de bloqueio no título e no CPF, descartando qualquer risco de ter suspenso os benefícios sociais, como Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada), entre outros.”

A Prefeitura está oferecendo todo suporte técnico e apoio à realização do projeto itinerante na Emef Paulo Freire, como explica o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto.

“O prefeito Daniel Alonso nos solicitou todo apoio a esse projeto itinerante de biometria e a nossa equipe está colocando o link de internet e toda estrutura de rede na Emef Paulo Freire. Isto já será feito na semana que vem e vamos deixar tudo em ordem para que o objetivo do projeto seja alcançado”, disse Eduardo Yamamoto.

A vereadora Profª. Daniela disse que a escola irá fazer uma grande divulgação para que o projeto itinerante de biometria atinja o objetivo. “A Emef Paulo Freire sente-se honrada em fazer parte desse projeto da Justiça Eleitoral. A equipe da escola está determinada em convocar todos os pais e mães de alunos para que compareçam e fiquem com a situação regular perante à Justiça Eleitoral. Peço também aos moradores da zona sul que compareçam à Emef Paulo Freire de 27 a 31 de maio e façam o cadastramento biométrico, que agora é obrigatório em nossa cidade.”

BALANÇO

A Justiça Eleitoral divulgou nesta terça-feira (14) um balanço parcial do cadastramento biométrico em Marília. Do total de 173.995 eleitores do município – 82.346 na Zona 70 e 91.649 na Zona 400 – apenas 66.692 já fizeram a biometria, representando 38,33%. Faltam 107.303 eleitores fazerem para o cadastramento, isto é, 61,67% ainda precisam se regularizar até o dia 19 de dezembro.

Karina lembra também que outro projeto itinerante está em andamento – até o próximo dia 31 de maio – no Fórum para os eleitores da Zona 400.

Além do total de 173.995 eleitores, Marília possui 578 seções eleitorais, 73 locais de votação, 15.901 títulos cancelados e 2.137 títulos suspensos.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM