11 JUL 2018
IPREMM
Prefeitura dá sequência à recuperação do Ipremm e lança concurso público para 11 vagas

Dando sequência à remodelação e recuperação do Ipremm (Instituto de Previdência do Município de Marília), o prefeito Daniel Alonso autorizou nesta terça-feira (9) um concurso público com 11 vagas e seis cargos para o Instituto. Tanto as inscrições quanto as provas serão realizadas pela Fundação Vunesp ainda neste segundo semestre de 2018.

“Para que possamos continuar esta reestruturação, uma das medidas necessárias é a regularização do quadro de servidores efetivos, que atualmente mostra-se insuficiente ao atendimento da demanda, bem como parte dos trabalhos vem sendo executada por servidores cedidos pela Prefeitura”, disse o prefeito Daniel Alonso.

O último concurso público para provimento de cargos do Ipremm ocorreu no ano de 2003, ou seja, há 15 anos.

Este será o segundo concurso público realizado pelo prefeito Daniel Alonso desde o início de sua gestão. No ano passado quase 25 mil pessoas disputaram 609 vagas para as áreas da Educação e Saúde da Prefeitura, entre outros cargos. No começo deste ano novos servidores foram contratados – no total mais de mil pessoas já foram convocadas.

O concurso público do Ipremm que, em breve terá suas inscrições abertas pela Fundação Vunesp, contará com uma vaga para os cargos de Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Médico Perito, Procurador Jurídico e Psicólogo Clinico e Organizacional. Outras seis vagas serão para auxiliar de escrita. No total o concurso público contará com 11 vagas para seis cargos.

“Há a necessidade de aprimoramento e ampliação de determinados trabalhos, mormente no que pertine o auxílio-doença e benefícios previdenciários, necessitando da contratação de profissionais específicos para o desenvolvimento do plano de trabalho voltado à qualidade e saúde do servidor”, disse a presidente do Ipremm, Mônica Regina Silva.

A Lei Complementar Municipal n.º 833, de 02 de julho de 2018, foi aprovada pelos vereadores para a realização do concurso e reestruturação do Instituto. “A Câmara de Vereadores tem se mostrado sensível ao que tange assuntos relacionados ao Ipremm. Nós mostramos para eles a necessidade desse concurso e foi aprovado”, disse Mônica.

Reestruturação

No começo do ano uma reunião do Ipremm junto com membros da Prefeitura, Câmara Municipal, Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) e do próprio instituto, definiu lotes e áreas dominiais que serão leiloados para recomposição financeira do Instituto.

A determinação foi do prefeito Daniel Alonso no ano passado, quando assumiu a administração e encontrou o Instituto praticamente falido.

De acordo com a presidente Mônica Regina Silva, foram definidos 21 lotes, na sua grande maioria terrenos não utilizados pelo município, que serão leiloados para reforçar os cofres do Instituto.

“Recebemos esta determinação do prefeito e de imediato começamos a mapear na cidade, encontrando esses locais. Com a ajuda das secretarias já definimos e agora vamos dar início ao processo de leilão”, disse a presidente do instituto.

“Quando assumimos a Prefeitura uma das grandes preocupações era a situação financeira caótica que se encontrava o Ipremm. Junto com os nossos técnicos tivemos essa ideia e agora vamos colocá-la em prática”, disse Daniel Alonso.

De acordo com o prefeito, novas fontes de recursos para deixar o Instituto salvo poderão ser estudadas e colocadas em prática durante sua gestão.

“No início de 2017, quando assumimos a administração, a situação do Ipremm era praticamente de falência, com cerca de R$ 200 milhões de déficit financeiro. Mesmo com toda essa dificuldade, conseguimos honrar com os pagamentos dos aposentados e pensionistas durante todo o ano”, disse Levi Gomes, secretário municipal da Fazenda.

Atualmente o Ipremm possui um patrimônio de cerca de R$ 30 milhões. “Precisamos tomar muito cuidado e ficar cautelosos para não deixar a situação ficar como estava no passado”, disse Mônica.

Conquistas já no primeiro ano

No final do ano passado em um esforço de salvar o Instituto, toda equipe do Ipremm, liderada pela presidente Mônica Regina Silva, procuradores, incluindo o Procurador Geral do Município, Alysson Alex Souza e Silva conquistaram o CRP (Certidão de Regularidade Previdenciária).

A grande conquista deu condições para o município receber verbas federais e realizar financiamentos. Nesse período também foi conquistada uma decisão favorável que possibilitou em curto prazo a liberação do Comprev (Compensação Previdenciária), na época, cerca de R$ 22 milhões.

Novo Projeto de Lei

Com a definição dos locais que serão leiloados, agora será feito o projeto de lei para ser apreciado pelos vereadores. “Vamos precisar dos vereadores para a aprovação desse procedimento. Eles têm nos apoiado em tudo que é relacionado ao Ipremm. Isto é muito importante para os nossos servidores”, disse Mônica.

Logo após a aprovação, o próximo passo é a contratação de leiloeiro e depois dar início efetivamente ao leilão com a designação das datas. Na primeira fase das vendas a expectativa é de arrecadar cerca de R$ 15 milhões.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM/Mauro Abreu

Sede do Ipremm fica na avenida Pedro de Toledo, 1.041, no bairro Palmital

Reunião na sede do Ipremm definiu lotes e áreas dominiais que serão leiloados para recomposição financeira do Instituto

Membros da diretoria atual do Ipremm, que Mônica Regina da Silva como presidente