29 JUN 2017
Balanço: Vacinação atinge 89% de cobertura em Marília

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Marília atingiu 89% do público-alvo segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Balanço atualizado pelo Programa Municipal de Imunização aponta que até a quarta-feira (21), as equipes de Marília haviam imunizado 68.273 pessoas. Destas, 50.479 fazem parte dos grupos prioritários inicialmente definidos pelo órgão federal. A maior adesão foi entre os idosos, com 93,26% de cobertura e 27.970 doses aplicadas. As outras 17,7 mil estão distribuídos entre professores, pessoas com doenças crônicas e demais populações incluídas ao longo da campanha.

Entre os trabalhadores de saúde, 8.677 foram vacinados, o equivalente a 88,18% dos profissionais da cidade. Um total de 381 mulheres que deram a luz recentemente estão imunizadas (106,13% do estimado). Já a cobertura entre as gestantes atingiu 70,43%, com 1.539 doses dispensadas.

As crianças vacinadas correspondem a 67,58% das aguardadas. Entre os grupos prioritários, a faixa etária dos seis meses aos menores de quatro anos seguem como a menor adesão na cidade. Equipes de saúde mantém os esforços de busca ativa, inclusive com ações em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

No total, o índice de Marília (89%) está acima da média nacional e do estado. Para a secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, o resultado se deve ao empenho das equipes de saúde da cidade, divulgação e sensibilização dos moradores.

Sem dúvida é um grande resultado, obtido com muito esforço e comprometimento. A resposta da população foi favorável mesmo em um ano em que, felizmente, não tivemos grande número de agravos notificados por vírus da gripe. Isso demostra que nossas equipes estão no caminho certo”, disse Kátia.

Foto: Assessoria PMM Júlio César de Carlis