29 MAI 2017
PARCERIAS
Saúde Mental: Município amplia o olhar sobre a saúde mental infantil em parceria com Unesp

Construir pontes, em vez de muros. Assim é possível ampliar as fronteiras do conhecimento e atender com qualidade a população. No Caps i (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), unidade “Catavento”, um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Marília, novas fronteiras têm sido exploradas por meio de uma parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista / Campus Marília), para crianças e adolescentes atendidos.

Pais e familiares de 68 crianças e adolescentes de Marília encontram na equipe do “Catavento” o suporte especializado necessário à saúde mental, a fim de trabalhar com a remissão total/parcial do problema, bem como obtenção de progressos e melhora de sua vida familiar e social.

O atendimento acontece de inúmeras formas, por meio de oficinas terapêuticas (em grupo e individuais), atendimento familiar, atividades socioculturais e esportivas.

A psicopedagoga Sátia Regina Alves de Almeida, chefe da unidade, explica que os transtornos podem ter inúmeras causas e geram no individuo limitações e grandes dificuldades em estabelecer vínculos familiares e sociais.

O transtorno, na maioria das vezes aponta para um déficit intelectual, mas há também os casos em que os distúrbios são justamente provocados pela capacidade acima da média. “É exatamente um caso como esse (superdotação) que está aproximando nosso serviço da Academia”, explica.

O PAPCS (Programa de Atenção ao Aluno Precoce com Comportamento de Superdotação) surgiu informalmente como um trabalho denominado “Programa de atendimento e auxílio a alunos Talentosos, Altas Habilidades/Superdotados e Gênios” (Progen), oficializado como Projeto de Extensão na Unesp de Marília, em 2011.

A coordenação é do pesquisador Miguel Cláudio Moriel Chacon, doutor em Educação, professor do Departamento de Educação Especial e entusiasta na área. Os encontros de supervisão com o Caps i trazem para a unidade de saúde toda a experiência do educador e sua equipe.

A pesquisa e a contribuição a outros serviços, como o Caps i, são apenas parte das ações do Programa. Um Grupo de Estudos está sendo realizado às quintas-feiras, com a equipe multidisciplinar para estudos e planejamento dos atendimentos.

Para a Supervisora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, a psicóloga Simone Alves Cotrin Moreira, a parceria é de extrema importância para o serviço, sendo que os benefícios do aprimoramento profissional da equipe sempre refletem na melhoria da qualidade da assistência aos usuários, familiares e comunidade atendidos pelo Caps Infantil Catavento.

Simone ressalta ainda que a Unesp é um grande parceiro nas ações de Saúde Mental, com inserção de profissionais e alunos em outros cenários.