18 SET 2013
Agricultura familiar: Prefeitura avalia cotação de preços para a merenda

Será realizado nesta quarta-feira, às 9 horas, na rua Carlos Gomes nº 201, pelo Setor de Licitação da Prefeitura Municipal, o chamamento público visando a compra de hortifrutis para a merenda. A cotação será dentro das regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de acordo com a cotação de mercado.

Conforme a proposta do prefeito Vinícius Camarinha, a Associação dos Agricultores Familiares de Marília, rearticulada recentemente estará apresentado os preços de vários produtos. Caberá à Comissão Permanente de Licitação analisar a cotação de acordo com o mercado e checar a documentação da Associação.

Atualmente, a Associação tem cerca de 30 produtores. Eles estão na expectativa do fechamento do negócio. “Os agricultores cultivaram os produtos de acordo com o cardápio estipulado pela cozinha piloto. Agora, esperamos concretizar a venda, já que toda a documentação da Associação está em ordem”, afirmou o presidente José Aparecido Pereira, conhecido como “Maradona”.

Haverá a cotação de preços dos seguintes produtos: alface, abóbora japonesa (cabotiã); batata doce, beterraba, abobrinha, cheiro verde, couve, mandioca e mamão formosa.

“Com os preços acompanhando o mercado, esperamos iniciar o fornecimento dos produtos à rede municipal neste restante de ano letivo. Vamos cumprir o índice mínimo. Já para 2014, a meta é aumentar a venda”, comentou Maradona.

O prefeito Vinícius Camarinha quer o município participando ativamente das políticas públicas da União e do Estado, para fortalecer a agricultura familiar em Marília e ao mesmo tempo eliminar os intermediários, que elevam a cotação, fugindo totalmente dos preços de mercado.

Marília tem um cinturão verde de produção de hortaliças e frutas muito forte para o abastecimento da merenda escolar.  A agricultura familiar representa hoje 70% da área rural do município. “A compra pela Prefeitura obrigatoriamente tem de ocorrer junto à Associação dos Produtores, visando eliminar o intermediário e o prejuízo no lucro dos agricultores. O objetivo é fortalecer a entidade e o intercâmbio com o município. Dentro dessas políticas públicas, o produtor passa ter até R$ 40 mil/ano de rentabilidade na propriedade. Com isso, vai se tornar um empresário rural, se fixando no campo com qualidade de vida”, destacou o prefeito.