25 ABR 2019
CULTURA

Programação do evento terá início às 13h, sendo que apresentação da Esquadrilha está prevista para a partir das 16h

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizará neste domingo (28) o 1º Marília Aerofest, na área ao lado do Aeroporto – Rua Antonio Serapilha, com grande show de apresentação do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea/Esquadrilha da Fumaça -FAB – Força Aérea Brasileira).

Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes Pereira, o evento terá início às 13h e contará também com apresentações das Bandas Poderoso Chefão e Gum Pop, apresentações Infantis, foodtrucks, exposição de artesanato do grupo Feito a Mão, Loja Oficial da FAB entre outras atrações. A Esquadrilha da Fumaça tem previsão para acontecer a partir das 16h.

“Estamos preparando um grande evento para a população curtir a apresentação de demonstrações aéreas da Esquadrilha da Fumaça. Serão atrações para toda a família, encerrando a programação de abril, em comemoração aos 90 anos de nossa cidade”, disse André.

No local, a população pode doar um livro para a Campanha #doeumlivro da  Esquadrilha da Fumaça (FAB), que estará coletando as doações na Tenda da FAB ou no ponto de arrecadação que estará durante o evento.

ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Com a missão de apresentar demonstrações aéreas por todo o Brasil e pelo mundo afora, a Esquadrilha da Fumaça difunde a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB). O Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA (nome oficial) se localiza na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no estado de São Paulo.

Desde julho de 2015, a Esquadrilha da Fumaça retomou sua agenda de demonstrações aéreas com as aeronaves A-29 Super Tucano, após dois anos de implantação operacional e logística. O Super Tucano é a quinta aeronave adotada na história da instituição.

Fabricado pela Embraer, o avião já era empregado pela Força Aérea Brasileira (FAB), cumprindo missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça.

Ao serem adotadas pela Fumaça, as aeronaves ganharam pintura com as cores vibrantes da Bandeira do Brasil, incentivando o sentimento de patriotismo e a admiração dos espectadores pela equipe brasileira em todo o mundo.

Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias. Dependendo do local da apresentação e da meteorologia do momento, duração e o número de acrobacias executadas podem ser diferentes.

Lancevaque e Chumboide: São acrobacias que voltaram a ser realizadas pelo EDA, sendo executadas pelo piloto da posição de número 7, o Isolado. As manobras consistem em uma combinação de comandos aplicados pelo piloto que provoca uma reação da aeronave que se assemelha a “cambalhotas no ar”.

No caso do Lancevaque, os giros são mais verticalizados. Enquanto que o Chumboide tem o perfil mais horizontal. Para o público, traz a impressão de que o avião está descontrolado, mas o piloto tem total controle sobre a aeronave, podendo retornar ao voo normal a qualquer momento.

Escrita com fumaça: O sistema de escrita com fumaça também é utilizado e foi um projeto criado por técnicos da Fumaça para ser utilizado, inicialmente, na aeronave T-27 Tucano. Com base nessa ideia, a EMBRAER produziu, em coordenação com equipe de manutenção do EDA, um novo sistema de programação de escrita com fumaça criado especialmente para a aeronave A-29 Super Tucano.

Para isso, houve a instalação de um software no sistema – programa conhecido por “PROESA”, que significa “Programador de Escrita Aérea”. A frase, inserida neste software ainda em solo, produz coordenadamente a escrita no céu – método criado e desenvolvido pela própria equipe do EDA.

1º Marília Aerofest

Apresentação de demonstrações Aéreas com a Esquadrilha da Fumaça (FAB), Foodtrucks, apresentação de Bandas e programação infantil.

Rua Antonio Serapilha, ao lado do Aeroporto.

Horário: a partir das 13h

Evento gratuito!

Realização FAB (Força Aérea Brasileira)/ EDA (Esquadrão de Demonstrações Aéreas) e Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Recomendações:

-Não levar balões/Área proibida

Traga sua própria água/hidrate-se!

-Use Protetor solar

-Traga guarda-sol e cadeira, caso necessite

-Chegue mais cedo

-Utilize transporte público