20 MAI 2020
Prefeitura orienta para a importância do uso de máscara no combate ao Covid-19
Objetivo é que a população siga cada vez mais protegida contra o coronavirus

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Vigilância Sanitária, alerta à população sobre a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial contra o novo coronavírus em espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, como interior de estabelecimentos que executem atividades essenciais por consumidores, fornecedores, clientes, empregados e colaboradores e também em repartições públicas estaduais, pela população, por agentes públicos e prestadores de serviço, ruas, avenidas e praças públicas.
O uso de máscaras nestes locais é mais um elemento indispensável que o prefeito Daniel Alonso utilizou no combate à Covid-19, conforme o Decreto Municipal n° 13.011, em consonância como Decreto do Governo Estadual que tornou obrigatório o uso de máscara em todo estado de São Paulo.
O prefeito Daniel Alonso disse que, antes mesmo do primeiro caso suspeito em Marília, vem criando medidas para a proteção da população contra o coronavirus. Lembrou que Marília foi a primeira cidade de São Paulo a decretar quarentena, falou sobre a criação do comitê de combate ao coronavírus, das adequações na rede de saúde básica para o atendimento de pessoas com sintomas respiratórios, da higienização das ruas da cidade de Marília com maior fluxo de pessoas, entre outras ações.
Para que o decreto seja cumprido é feita a fiscalização pela Vigilância Sanitária em todos os locais em que se faz necessário o uso de máscaras conforme os decretos municipal e estadual. As fiscalizações tiveram início no último dia 11 de maio e são realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite, pelas autoridades sanitárias municipais portando crachá de identificação funcional, sendo que o transporte utilizado são viaturas oficiais da Prefeitura, identificadas com adesivos da Vigilância Sanitária.
O médico veterinário Luciano Rocha Villela, supervisor da Vigilância Sanitária de Marília, informou que a população tem recebido bem a fiscalização. “Muitos clientes e consumidores nos abordam e nos parabenizam pelo trabalho, pois tem consciência da importância do uso das máscaras caseiras nesse momento decisivo da pandemia e da tentativa de retorno da atividade econômica em geral”.
Luciano Rocha Villela destacou que os estabelecimentos são responsáveis pelo controle da obrigatoriedade das pessoas (colaboradores, clientes, fornecedores, etc) adentrarem aos seus recintos somente portando máscaras caseiras de proteção facial, como medida importante no enfrentamento da pandemia Covid-19.
“O hábito de usar máscara ao sair de suas casas não é fácil, pois não temos esse costume aqui no Brasil, mas temos que nos esforçar um pouquinho cada brasileiro para juntos vencermos esse vírus, sem se esquecer de lavar as mãos várias vezes ao dia, se possível usar álcool em gel, evitar aglomeração de pessoas e manter o distanciamento de outras pessoas", disse o supervisor da Vigilância Sanitária.
Até a terça-feira (19) foram efetuadas 217 fiscalizações, destas 193 geraram notificações por descumprimento ao decreto. Também foram elaborados 24 Autos de Infração, que é a instauração de processo administrativo conforme o Código Sanitário do Estado de São Paulo.
As denúncias e reclamações sobre a não utilização de máscaras nos estabelecimentos devem ser realizadas pelo cidadão através dos canais da Ouvidoria Geral do Município pelos telefones (14) 99855-1997, (14) 99846-7444, WhatsApp (14) 99799-6321 ou pelo e-mail ouvidoria [email protected], além do próprio site oficial da Prefeitura (www.marilia.sp.gov.br/prefeitura/ouvidoria)".