05 JUN 2020
CORONAVÍRUS
Prefeitura anuncia a volta de atividades religiosas para o próximo dia 14 e reabertura dos clubes, tudo com restrições
Propostas foram aprovadas na 12ª Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus

O prefeito Daniel Alonso anunciou nesta sexta-feira, dia 5 de junho, após a 12ª Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19), a retomada das atividades religiosas presenciais no próximo dia 14 de junho, seguindo todos os protocolos de segurança dos órgãos de saúde.
A data do dia 14 de junho havia sido sugerida pelos próprios representantes de igrejas, que tiveram um encontro com o prefeito Daniel Alonso na última quarta-feira, dia 3, no auditório da Prefeitura.
Participaram da reunião mais de 30 líderes religiosos do Conselho de Pastores, presidido pelo pastor Vandir Duarte de Lima, e da Diocese de Marília, através do padre Willians Roque de Brito, além de pastores independentes.
Estiveram presentes também os vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara Municipal), Cícero do Ceasa, Marcos Custódio, João do Bar e Evandro Galete; o supervisor da Vigilância Sanitária, Luciano Villela; o chefe da Divisão de Fiscalização de Posturas, Juliano Bataglia; e os secretários municipais Márcio Spósito (Chefe de Gabinete), Dr. Alysson Alex Souza e Silva (Assessor Especial de Governo), Cássio Luiz Pinto Júnior (Saúde) e Ramiro Bonfietti (Administração e Planejamento Econômico).
A volta das atividades religiosas foi aprovada pelo Comitê e obedecerá uma série de regras para segurança de todos os fiéis e líderes religiosos, entre elas, com capacidade máxima de até 40% dos locais de acordo com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros); distanciamento de um metro e meio entre as pessoas; com até três atividades diárias e duração de no máximo uma hora e meia; higienização de bancos, cadeiras e outros equipamentos antes e após cada cerimônia; além dos demais protocolos de segurança, como uso obrigatório de máscaras para todos, álcool em gel na entrada de cada local.
Todas as normas serão publicadas na edição do Diário Oficial do Município de Marília neste sábado, dia 6 de junho, e deverão ser seguidas à risca por todos aqueles que estiverem nos locais. A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária e Divisão de Fiscalização de Posturas.
“Tudo será feito com muita responsabilidade e segurança para todos. Contamos com a compreensão de todos os fiéis para que possamos sempre avançar. Caso as regras não sejam seguidas, poderemos retroagir. Acredito que isso não vai acontecer, pois os representantes de igrejas também se comprometeram a ajudar nessa fiscalização para que possamos priorizar em primeiro lugar a vida das pessoas”, afirmou Daniel Alonso. Ele pediu também, que idosos e pessoas com comorbidades, evitem irem presencialmente até as igrejas e acompanhem as atividades via internet.
O presidente do Conselho de Pastores, Vandir Duarte de Lima, disse no encontro que a volta dos cultos presenciais tem sido um anseio muito forte entre os fiéis. “Apesar disso, a gente sugeriu ao prefeito Daniel para esperar essa volta até o dia 14, justamente para não coincidir com a reabertura do comércio. Esse período será importante para todos se organizarem e fazer essa volta com toda segurança. O distanciamento e a limitação do número em 40% da lotação máxima serão fundamentais, assim como as demais regras. E as autoridades podem contar conosco para o cumprimento dessas medidas.”
ATIVIDADES ESPORTIVAS E DE LAZER
Também na reunião desta sexta, o Comitê deliberou a volta de algumas atividades esportivas e de lazer nos clubes da cidade, desde que não haja contato físico entre os participantes.
Haverá também publicação de decreto municipal nesse sentido, regulamentando as atividades que estarão liberadas, como pesca e jogo de tênis, por exemplo. Já partidas de futebol, basquete, vôlei, entre outras modalidades, em que haja contato físico mais direto, continuam suspensas.
“Tudo é feito com muita responsabilidade e obedecendo todas as normas de segurança, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Já as atividades em que o contato físico acontece seguirão suspensas. O nosso Comitê continua priorizando a vida humana em todas as suas deliberações”, disse o Chefe do Executivo.
Também foi autorizada a reabertura do Bosque Municipal Rangel Pietraroia para o público, devendo todos que frequentar, adotar todas as medidas restritivas já anunciadas. A próxima reunião (13ª) do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus foi agenda para quarta-feira, dia 10, a partir das 9h.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024