22 JUN 2020
CORONAVÍRUS
Prefeitura apresenta estratégia casa a casa para garantir testes para Covid-19 e vacinação contra a Influenza
Nesse primeiro momento a ação, que começa nesta terça-feira, dia 23, vai abranger 12 bairros da cidade

A Prefeitura de Marília, por determinação do prefeito Daniel Alonso e por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e Sala de Vacina, está apresentando a estratégia casa a casa, que terá início nesta terça-feira, dia 23, das 8h às 12h, com o objetivo de garantir acesso à prevenção de patologias preveníveis com a vacinação e a realização de teste para Covid-19 na população sintomática respiratória – haverá também a entrega de máscara de proteção facial.
A estratégia casa a casa vai abranger nesse primeiro momento os seguintes bairros Marina Moretti (580 famílias), Primavera, Parque das Nações, Jardim Renata, Trieste Cavichioli, Vila Barros, Argolo Ferrão, Toffoli, Vila Real, Nova Marília III e IV e Altos do Nova Marília.
Esta ação começa neste dia 23 de junho e terá continuidade para outras áreas de vulnerabilidade social, a fim de garantir o acesso à vacinação e realização de teste para Covid nessa população sintomática.
Para que essa estratégia de busca, identificação e vacinação dos grupos prioritários para receber a vacina contra a Influenza foram disponibilizados dois enfermeiros, cinco auxiliares de enfermagem e um agente comunitário de saúde da UBS Santa Antonieta; e para testagem de Covid-19 haverá um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem.
Quanto à logística com materiais e transporte, a equipe da Sala de Vacina Central já está se organizando.
“É mais uma ação importante de Marilia para o combate da pandemia do coronavírus e também para ampliar a vacinação daquelas patologias que podem ser prevenidas. Não estamos medindo esforços para que a nossa cidade continue tendo um dos melhores índices de todo o Estado no enfrentamento à Covid-19”, disse o prefeito Daniel Alonso.
A supervisora da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni Mosquini, lembrou que é fundamental o apoio da população nessa estratégia e no combate à pandemia. “A população precisa estar consciente da importância do uso de máscaras e da higienização das mãos com álcool em gel, evitando aglomerações, saindo de casa se realmente for necessário e tomando todos os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde. Essa estratégia casa a casa vai chegar aos bairros mais distantes e novamente o apoio da população será primordial para o sucesso dessa ação.”