01 JUL 2020
PARCERIAS
Prefeitura de Marília em parceria com Escola Adventista entrega praça “Erika Renata Caparroz Malacrida” na zona leste da cidade
Praça está localizada ao lado da Escola Adventista e em frente ao projeto Amor Exigente

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, em parceria com a Escola Adventista de Marília, inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 1º de julho, a Praça multiuso que leva o nome da Fonoaudióloga e Pedagoga “Erika Renata Caparroz Malacrida”, que faleceu em 19 de outubro de 2019, quando fazia uma viagem de peregrinação à cidade de Jerusalém, em Israel.
A praça conta com bancos de concreto, academia ao ar livre e playground para as crianças. Também recebeu lixeiras de coleta seletiva doadas pela Associação Mariliense de Amor Exigente
Além do prefeito Daniel Alonso, participaram da solenidade familiares da homenageada; os vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara), José Carlos Albuquerque e Profª. Daniela; os secretários municipais Vanderlei Dolce (Meio Ambiente e Limpeza Pública) e Hélcio Freire do Carmo (Obras Públicas); o pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia e representante da Instituição Paulista de Ensino, Joani Alves Ferreira Junior; o pastor Éder Luís Pereira de Freitas; o administrador da Escola Adventista, Anderson de Oliveira Santos; e o chefe da Divisão de Fiscalização de Posturas da Prefeitura, Juliano Bataglia, que coordenou os trabalhos para a construção da praça.
Florisval Malacrida, pai da homenageada, agradeceu em nome da família. “Eu quero agradecer o prefeito Daniel Alonso, à escola Adventista e a todos os amigos da Érika. Para mim é uma homenagem muito merecida e é um grande orgulho para família esta homenagem, pelo legado que ela deixou de muito amor ao próximo”.
O administrador da Escola Adventista, Anderson de Oliveira Santos, destacou que o local era uma área desocupada, que poderia atender à comunidade com atividades físicas e confraternização entre as pessoas. Pensando nisso procurou a Prefeitura, que prontamente abraçou a ideia, tornando realidade o sonho de uma praça naquele local.
“É uma grata satisfação ter a oportunidade de expressar gratidão ao nosso prefeito Daniel Alonso por esta parceria tão especial e tão importante e efetiva. Entendemos que este é um momento desafiador para o mundo para nossa cidade, mas em meio a todos os grandes desafios, o nosso prefeito nunca deixou de valorizar a importância do papel da educação na formação de crianças, na formação de jovens, no preparo de cidadão que passam ser úteis não só para a pátria presente mas também para a pátria Celestial”.
O presidente do Projeto Amor Exigente, Mário Cesar Vieira Marques, também falou da importância de uma praça no local. “Para nós da equipe de voluntários do Amor Exigente é uma grande satisfação ver a revitalização deste espaço aqui, o que valoriza o trabalho de nossa entidade porque a torna mais conhecida e, com isso, poderemos ampliar o nosso atendimento às famílias que necessitam de nosso apoio”.
O presidente da Câmara, Marcos Rezende, falou da homenageada. “A Erika teve uma vida centrada no amor ao próximo e dedicou a sua vida a isso. Ela deixa saudades, mas também boas lembranças do carinho, do amor imensurável que ela tinha pelos mais humildes, mais necessitados, por amigos e pela sua família.”
O prefeito Daniel Alonso explicou que essa praça faz parte de um projeto com a finalidade de implantação de espaços úteis à comunidade de cada região da cidade e falou sobre a homenagem à Erika Renata Caparroz Malacrida.
“Não poderia ser uma ideia mais feliz e iluminada esta inspiração de colocar nesta praça o nome da Erika, o que vai imortalizar a história dela para todos nós e para nossa cidade. Sinto-me privilegiado por fazer parte deste momento gratificante e fazer essa homenagem à Erika”, disse o chefe do Executivo.
A HOMENAGEADA
Nascida no município de Jales em 27 de setembro de 1971, Erika Renata Caparroz Malacrida é filha de Florisval Malacrida e Maria Abadia Caparroz Malacrida (mais conhecida como Dona Abadia), tendo como irmãos Marcelo Alexandre e Vanessa Cristina.
Por muitos anos frequentou a Primeira Igreja Batista e, antes de sua morte, participava ativamente da comunidade evangélica Verbo da Vida.
Além da fé, era amplamente dedicada aos estudos, formando-se primeiramente em Fonoaudiologia pela Universidade de Marília (Unimar), e, posteriormente concluiu o ensino superior em Pedagogia, além de especialização na Universidade do Sagrado Coração de Jesus no município de Bauru. Nesta cidade cursou o seminário no Instituto Verbo e Vida.
A família lembra que o amor de Cristo e os princípios evangélicos nortearam sua vida desde o nascimento. Batizada na Primeira Igreja Batista, em Belo Horizonte (MG), serviu na PIB Marília no berçário infantil e ministrou cursos de finanças para os membros da comunidade, dedicando-se ao trabalho voluntário e à evangelização com lealdade e entusiasmo.
Em 2012 iniciou um tratamento médico que necessitou resguardo. Por isso optou por continuar colaborando com a fé e ajuda ao próximo em uma comunidade menor, a Igreja Evangélica Verbo da Vida.
Venceu a doença e decidiu em 2019 fazer uma viagem à Terra Santa, conhecendo em Israel os pontos que marcaram a trajetória de Jesus.
Infelizmente, após uma complicação de saúde, faleceu aos 48 anos quando ainda estava em Israel no dia 19 de outubro de 2019, deixando os pais, os irmãs e os sobrinhos João Victor Gonçalves Malacrida, Ana Laura Malacrida Corrêa, Bruno Barion Malacrida, Marcela Barion Malacrida e Lucas Malacrida Corrêa.

Foto: Julio Cesar de Carlis

01/07/2020