15 JUL 2020
PARCERIAS
Prefeitura e CPFL Energia celebram convênio para melhorias na arborização urbana
O convênio tem por objetivo substituir espécies inadequadas ao paisagismo urbano e será executado de forma gradativa para manter o equilíbrio ambiental.

A Prefeitura de Marília e a CPFL Energia assinaram na manhã desta quarta-feira dia 15, um convênio para melhorias na arborização urbana do município, contemplando a substituição gradativa de 600 árvores com portes inadequados ao planejamento urbano, que causam estragos em encanamentos, danificam calçadas e dificultam a manutenção da rede elétrica, podendo ocasionar acidentes e falta de energia em alguns locais.
O Secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, destacou que a parceria com a CPFL apresentará melhorias ao meio ambiente e à qualidade de vida da população:
“Este convênio tem por objetivo substituir 600 árvores de portes inadequados ao paisagismo urbano. Em algum momento houve uma falha na arborização urbana, e escolheram Mongubas e Sibipirunas para equilibrar o meio ambiente com o desenvolvimento socioeconômico, mas estas espécies, ao longos dos anos, mostraram-se inadequadas ao planejamento da cidade, quebrando calçadas, danificando redes de água e de esgoto, e dificultando a manutenção nas fiações elétricas e de telefonia do município.”
“Esta falta de planejamento traz diversos transtornos à nossa população, principalmente em épocas de ventos, quando os galhos altos danificam a rede elétrica, deixando bairros sem energia. Neste ato, hoje representado através da celebração deste convênio, damos os primeiros passos para reverter esse quadro, e melhorar a arborização urbana em Marília.”
O Prefeito Daniel Alonso destacou que sua administração sempre teve o foco voltado a promover a sustentabilidade, permitindo o desenvolvimento socioeconômico em equilíbrio com o meio ambiente na cidade “Hoje demos mais um passo para melhorar a arborização urbana em nossa cidade. Essa substituição será gradativa, para que não comprometa a biodiversidade local. Todo trabalho de supressão, retirada dos galhos e dos troncos, plantio, e cuidados com as novas mudas, ficará sob responsabilidade da CPFL, inclusive, identificando as espécies com placas, e haverá, ainda, promoção da educação ambiental no município, também sob responsabilidade da empresa.”
“O “Espaço Árvore” já desenvolvido pela nossa administração, com canteiros maiores que permitem o crescimento sadio das raízes, e melhor captação das águas pluviais, abastecendo o lençol freático, serão padronizados nesta ação. Outro atrativo do convênio é que, para cada árvore suprimida, a CPFL doará 3 novas mudas para a Prefeitura, visando melhorias na arborização urbana em locais carentes, o que contribuirá consideravelmente para uma boa qualidade do ar e uma temperatura mais amena na cidade. Finalizou o Chefe do Executivo. “