12 AGO 2020
Prefeitura inaugura nesta quinta-feira o 1º Ecoponto de Marília

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio ambiente e de Limpeza Pública, inaugura nesta quinta-feira, dia 13, o primeiro dos quatros Ecopontos oficiais da cidade, totalmente regularizado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)
O Ecoponto está localizado na rua Joaquim Dias (ao lado do Complexo de Trânsito) e ficará aberto de segunda sexta-feira de segunda a sexta, das 8h às 17h.
O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, destaca que com a inauguração do Ecoponto é esperado que os descartes irregulares em terrenos baldios, praças e calçadas não aconteçam mais.
“O meio ambiente e a limpeza da cidade sempre foi um problema em gestões anteriores e desde que o prefeito Daniel Alonso assumiu estamos lutando mudar esta realizada. Já construímos a plataforma de transbordo do lixo, procuramos cercar terrenos públicos próximos a nascentes para que não jogassem mais lixos e entulhos, e agora estamos entregando o primeiro Ecoponto. Esperamos com isso que as pessoas que estavam acostumadas a descartar inservíveis em qualquer lugar procurem o Ecoponto, que é o lugar correto para o descarte”, disse o secretário.
O prefeito Daniel Alonso também lembrou a situação em que estava a cidade quando assumiu a gestão e disse esperar que os munícipes colaborem, descartando de forma correta aqueles produtos que descartavam em terreno baldios e nas calçadas.
“Quando assumimos a prefeitura as ruas da cidade eram praticamente um lixão e não por culpa dos moradores, mas sim pela falta de coleta regular do lixo no final do ano. Todos devem se lembrar do mutirão que foi feito para retirar todo aquele lixo que ficou mais de mês nas ruas sem coleta. Conseguimos recuperar a frota de caminhões de lixo que estava sucateada, fizemos a plataforma de transbordo do lixo eliminando assim o risco de contaminação do solo, cercamos áreas de nascentes, nossas equipes do Meio Ambiente e Limpeza Pública estão sempre agindo para recolher descartes irregulares e agora estamos entregando o primeiro Ecoponto. Estamos desenvolvendo ainda um projeto para a coleta seletiva do de lixo, que ajudará muitas famílias que trabalham com reciclagem”, afirmou o chefe do Executivo.
Poderão ser descartados no Ecoponto os seguintes materiais: papelão, plásticos, vidros, metais, móveis e estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, pneus, óleo de cozinha, resíduos de construção civil - entulho (1/2 m³ ou 10 carriolas) e resíduos de poda/corte de árvores (até 1m³ volume de 1 caixa d'água de mil litros).
Não poderão ser descartados no Ecoponto: resíduos domiciliares/orgânico, resíduos infectantes, lâmpadas, pilhas e baterias, amianto, animais mortos e lixo hospitalar.
Para facilitar a pesquisa da população sobre o que pode ser descartado e onde pode ser descartado produtos que não serão recebidos no Ecoponto, foi criada uma página no site da Prefeitura de Marília onde as pessoas encontrarão encontrar informações sobre descarte correto: https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar/
DENÚNCIAS
Denúncias sobre descartes incorretos podem ser feitos através do telefone (14) 3408-6700 ou na Ouvidoria, pelo telefone 0800-776-6111 ou Whatsapp (14) 99799-6361.
O descarte irregular está sujeito à multa prevista na Lei Complementar 13/92.

Fotos: Julio Cesar de Carlis

Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
22 MAR 2024 - 18h07
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata