02 FEV 2021
CORONAVÍRUS
Estado muda público-alvo para vacinação contra Covid em idosos e Marília monta nova estratégia
Dia 8 serão imunizados idosos a partir de 90 anos e no dia 15 a vacina será para faixa etária de 85 a 89 anos

O Governo do Estado de São Paulo anunciou no último domingo, dia 31, uma alteração no Programa Estadual de Imunização, o que fez com que a cidade de Marília suspendesse o Plano Municipal, que dependia diretamente da chegada de novas doses de vacina.

Desta forma, a estratégia de vacinação, que estava prevista para o próximo dia 6 de fevereiro (sábado), das 8h às 17h, no ginásio Neuza Galetti, foi suspensa.

De acordo com a alteração feita pelo Estado, a vacinação em todos os 645 municípios de São Paulo acontecerá dia 8 de fevereiro (segunda-feira) para os idosos a partir de 90 anos de idade; e dia 15 de fevereiro para os idosos na faixa etária de 85 a 89 anos.

Em Marília, a Secretaria Municipal da Saúde está definindo o local para a vacinação da próxima segunda-feira, dia 8, para os idosos a partir de 90 anos que, segundo o último levantamento do município, aponta 1.166 pessoas nessa faixa etária. Já para o dia 15 (faixa etária de 85 a 89 anos), o levantamento mostra 1.891 pessoas em Marília – em todo o Estado de São Paulo são 515 mil pessoas nessas duas faixas etárias (206 mil com 90 anos e mais; e 309 mil entre 85 e 89 anos).

“O nosso Plano Municipal de Imunização estava pronto desde dezembro, mas sempre deixamos claro que para ser cumprido dependia da chegada das vacinas tanto por parte do Governo do Estado como do Governo Federal. Com essa mudança anunciada pelo governo estadual no último domingo, tivemos que suspender o Plano anterior que seguia as mesmas faixas etárias do Plano Estadual de Imunização. Agora, dia 8 iremos vacinar os idosos com 90 anos ou mais e dia 15 aqueles que têm entre 85 e 89 anos”, disse o secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.

A responsável técnica pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, confirmou que mais doses da vacina Coronavac devem chegar nesta quarta-feira (3) para as ações dos dias 8 e 15. “Estamos aguardando para esta quarta-feira a chegada de novas doses da vacina. Ainda não sabemos a quantidade, mas temos certeza que chegará um número suficiente para contemplar esse público-alvo das duas faixas etárias anunciadas pelo Estado.”

Marília já vacinou aproximadamente 9.000 pessoas contra a Covid-19 entre profissionais da saúde da linha de frente no combate à Covid, idosos e funcionários das ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos) e outros profissionais de saúde, como farmacêuticos, atendentes de farmácia, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024