26 ABR 2021
Coleta Seletiva “Eco Estação” amplia trabalhos a bairros e condomínios

O Projeto Eco Estação, apoiado pela Prefeitura de Marília, realiza a coleta seletiva em ecopontos fixos instalados nas principais ruas e avenidas da cidade, com grande fluxo e fácil acesso, e está expandido os trabalhos a bairros e condomínios, iniciando a coleta de recicláveis também de porta em porta.
Cumprindo a Lei Municipal 7851/2015 – Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a Prefeitura vem apoiando as cooperativas organizadas em Marília para realização da coleta seletiva na cidade.
A parceria visa promover a inclusão social destes trabalhadores, gerando rendas, além de melhorar a qualidade ambiental no município, garantindo um meio ambiente sadio e equilibrado.
Um destes exemplos, que está apresentando bons resultados, é o Projeto Eco Estação, coordenado pelo ativista ambiental Ademar Aparecido de Jesus, o Dema, que vem instalando ecopontos fixos em locais estratégicos da cidade, permitindo que a população entregue voluntariamente os materiais recicláveis segundo as condições individuais de cada cidadão, uma vez que estes ecopontos são acessíveis 24 horas por dia, durante todos os dias da semana.
Além da instalação de novos Ecopontos, o Projeto Eco Estação está ampliando a coleta dos recicláveis em bairros e condomínios da cidade, expandido os trabalhos conforme a colaboração da população.
Dema destaca a importância da participação popular no projeto. “Iniciamos a coleta através de Ecopontos fixos, em algumas ruas e avenidas do município, e o sucesso foi imediato. Notamos que a população de Marília anseia em participar destes trabalhos que promove a inclusão socioambiental em nossa cidade. Há muito tempo esperamos pelo início da coleta seletiva, e hoje podemos participar, seja na entrega voluntária, nestes ecopontos fixos, ou nos contatando para a coleta residencial. Um grande exemplo deste sucesso, é o Jardim Acapulco, onde os moradores se organizaram e nos receberam de braços abertos, colaborando intensivamente com este trabalho. Passamos no dia anterior à da coleta realizada pela Prefeitura para retirada dos resíduos domiciliares, e recolhemos todo material segregado para reciclagem. Qualquer bairro poderá ser beneficiado, bastando nos procurar para ajustarmos os dias e horários, conforme a preferência dos moradores. Trabalhamos em família e devidamente uniformizados, o que facilita nossa identificação. Pedimos que entreguem seus materiais no portão, ou deixem nas calçadas, e não permitam que ninguém entre em suas residências usando nosso nome.”
O Gestor Ambiental e Chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, responsável técnico da prefeitura neste projeto, explica os objetivos da ação. “O mariliense sempre cobrou e lutou pela implantação da coleta seletiva na cidade, e temos nesta ação o princípio deste trabalho. Quaisquer condomínios, associações, ou mesmo moradores interessados, poderão se organizar e solicitar a implantação em seu bairro, colaborando com o sucesso desta ação, que promove o princípio da sustentabilidade, ou seja, o econômico, o social e o ambiental. Estes trabalhos geram rendas às famílias que sobrevivem da reciclagem, movimentando a economia local, e cuidam do meio ambiente, reciclando materiais que poderão ser reutilizados como insumos na produção de novos produtos. Fomentamos, ainda, a propagação da educação ambiental sobre o tema, orientando à população sobre a importância de preservarmos o meio ambiente, dando a destinação correta a cada item segregado, segundo a sua espécie. Convidamos toda população a participar destes trabalhos, entregando voluntariamente seus materiais nos Ecopontos, ou organizando a coleta em seus bairros e condomínios, contatando as cooperativas organizadas em nossa cidade para a retirada dos materiais. Este serviço está aberto a qualquer cooperativa interessada, devendo protocolizar o requerimento de interesse junto ao Ganha Tempo, para recebimento das orientações técnicas quanto aos procedimentos, respeitando as legislações vigentes que abordem o tema.”
Atualmente o Projeto Eco Estação possui ecopontos fixos instalados na Rua 09 de julho, ao lado do camelódromo; na Avenida Tiradentes, 1.073, na base da Defesa Civil e inaugurará uma nova unidade nesta semana, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, esquina com a Rua Tupinambás. Outras três unidades estão em fase final de construção, e serão instaladas seguindo cronograma, contemplando ruas e avenidas de grande fluxo e fácil acesso.
Orientações, sugestões e agendamentos para coleta seletiva do Projeto Eco Estação poderão ser obtidos através dos telefones: 99671-4562, 99777-0288 e 99862-1664.

Fotos: Divulgação

Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
22 MAR 2024 - 18h07
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata