26 ABR 2021
Marilienses são selecionados pelo BrLab em projeto de longa-metragem
Laboratório dedicado a apoiar projetos audiovisuais seleciona “Sorria”, da premiada produtora Cinegoria, para integrar primeira edição do evento dedicado ao Interior e Litoral de SP

O laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais BrLab, único a recepcionar e apoiar projetos de toda a América Latina e Península Ibérica no país, divulgou nesta semana os selecionados para a edição BrLab SP – Interior e Litoral. O evento foi especialmente desenhado para fomentar o desenvolvimento de projetos e para gerar impacto positivo na economia criativa da região.
A cidade de Marília também foi selecionada através do projeto Sorria, um longa-metragem de suspense em tom de realismo fantástico a ser realizado pela produtora Cinegoria, com roteiro e direção do mariliense Cristiano Lemos Soares e produção do também mariliense Guilherme Marega.
A seleção engloba 20 projetos de produtores, produtoras, cineastas e roteiristas regionais que estejam em etapa de desenvolvimento, ou seja, em fase anterior às gravações. Entre as cidades com projetos contemplados estão Marília, Campinas, Cajamar, Bauru, Ubatuba, São Carlos, Piracicaba, Ribeirão Pires, Santos, São Bernardo do Campo, Bariri, Salto, São José dos Campos e Jundiaí.
“Estamos muito felizes com oportunidades para as produções de cinema no interior paulista proporcionada por eventos como este, do BrLab, que chancelam a qualidade do que se produz fora das capitais”, afirmou Soares.
Obedecendo as medidas de prevenção necessárias devido ao coronavírus, o evento do BrLab será realizado em formato online entre os dias 19 e 30 de abril de 2021.
Os projetos selecionados integrarão atividades de formação e consultorias com profissionais como as cineastas e roteiristas Maíra Bühler e Maria Clara Escobar, o cineasta João Paulo Miranda Maria, a produtora Ariene Ferreira, o produtor Ivan Melo e Rafael Sampaio, que além de produtor também é diretor do BrLab e coordenador das atividades pedagógicas.
Cristiano Lemos Soares é cineasta, diretor, roteirista e editor com formação em cinema digital pela Academia Internacional de Cinema e pós-graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interface Humano Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: interfaces pós-wimp, reengenharia, interfaces, metodologias e métodos.
É fundador da produtora Cinegoria, atua desde 2010 produzindo curtas e videoclipes. Premiado com os curtas “Mislinked” e “Inattendu” (ficção, 2019) em festivais internacionais, seu primeiro roteiro em língua inglesa “Better off dead” recebeu o prêmio de melhor roteiro original no Hollywood Blood Horror Festival (2020).
Foi colaborador da Kinoarte, Coletivo Garapa, e Hora H Produções. Dentre as obras produzidas também destacam-se “Curto Circuito” e “Buraco de Realidade”, curtas metragens independentes, selecionados para a 4ª Mostra Marília de Cinema (Marília, 2011) e para a VI Mostra Curta Audiovisual (Campinas, 2011).
Guilherme Marega Luciano Gomes é formado em Rádio e TV pela Faculdade Belas Artes em São Paulo. É Produtor com experiência em programas de TV nacionais, publicidade de grandes empresas multinacionais e em pós-produção cinematográfica internacional. Foi assistente de produção de efeitos visuais no filme “1917” (Sam Mendes, 2019), ganhador, junto com sua equipe, do Oscar de Melhor Efeitos Visuais.
SOBRE A CINEGORIA
Cinegoria é uma produtora de vídeos mariliense fundada em 2011 pelo cineasta independente Cristiano Lemos Soares, com ênfase em produções cinematográficas.
A produtora é responsável pela criação de diversos curtas-metragens e clipes, além de promover coberturas e eventos de projetos em variadas linguagens. Entre as produções destacam-se a recente campanha institucional “Desperte”, para a Unimar, o documentário “Clube de Cinema de Marília”, além das obras premiadas internacionalmente, como “Better off Dead” (Melhor Roteiro Original no Hollywood Blood Horror Festival - Los Angeles, 2020), Mislinked (Melhor Curta de Dispositivos Móveis no IndieX Film Fest, LA 2020) e “Inattendu” (Melhor Curta Noir no festival Independent Shorts Awards, LA 2020).
Acompanhe pelos canais digitais: facebook.com/Cinegoria, instagram.com/Cinegoria e www.cinegoria.com.
SOBRE O BRLAB:
O BrLab é um evento único realizado anualmente, direcionado à futuros filmes em etapa de desenvolvimento e à reflexão cinematográfica. Após dez anos de atividades ininterruptas de existência, o BrLab é hoje um conceituado laboratório intensivo de formação orientado ao desenvolvimento e produção de projetos que futuramente se materializam como filme ou produto audiovisual e que se estende como um hub de formação através de diferentes atividades. Mais de 35 filmes que já passaram pelo BrLab foram lançados e premiados nos principais festivais do mundo e os cineastas costumam dedicar mérito ao evento.
CONHEÇA TODOS OS PROJETOS SELECIONADOS PARA O BRLAB/SP:
As Fotografias (Campinas)
Caipiras Urbanos (Cajamar)
Cidade By Motoboy (Bauru)
Dia Útil (Ubatuba)
Ecovida (São Carlos)
Flora (Piracicaba)
Fugindo de Fusca (Ribeirão Pires)
Mestre Zuza (Santos)
Mistério das Meias Perdidas (São Bernardo Do Campo)
O Dialeto Caipira (Bariri)
O Escravizado E O Barão Na Terra Do Boi Falô (Campinas)